Espaço Cultural

Sesc São Paulo traz festival internacional de circo

SESC 2Em maio, o circo estará na cidade. Um circo além da lona e do picadeiro. Trata-se da primeira edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo, que traz 24 grupos de circo (seis internacionais e 18 nacionais) a sete unidades do Sesc na capital e no Grande ABC (Belenzinho, Bom Retiro, Itaquera, Ipiranga, Pinheiros, Santana e Santo André), para uma programação de dez dias – entre 2 e 12 de maio – que contempla espetáculos inéditos, intervenções, workshops, encontros e mesas de discussão a respeito da arte circense sob o viés da dramaturgia.

O grupo de curadores do Sesc selecionou grupos nacionais e estrangeiros que, em seus espetáculos, desenvolvem histórias e narrativas por meio de malabarismos, contorcionismos, acrobacias, números aéreos, palhaçarias, gags, mágicas, entre outras técnicas circenses.

Seis companhias internacionais apresentam trabalhos inéditos em São Paulo: L’Arsenal (Canadá), Cie Barolosolo(França), Strut & Fret (Austrália), Laitrum Teatre (Espanha), Les Parfaits Inconnus (Canadá) e Paolo Nani (Itália/Dinamarca). Do Brasil, são 18 trupes no total, sendo 11 delas com estreias ou espetáculos inéditos na cidade: Intrépida Trupe (RJ), Nau de Ícaros (SP), Nós no Bambu (DF), Grupo Ares (SP), Circo Amarillo (SP), Irmãos Sabatino (SP), Gutto Thomaz (SP), Circo Strada (RJ), Núcleo Valéria Martins (RJ), Circondríacos (RJ) e Família Burg (SP). Além  dos espetáculos, estão previstos workshops, mesas de discussão e encontros sobre a arte circense.

O festival homenageia os 40 anos da morte do palhaço Piolin, figura fundamental da arte circense brasileira, cuja data de nascimento foi escolhida para representar o Dia do Circo no Brasil. Para isso, será montado um espaço expositivo e cênico remetendo ao seu antigo Circo Piolin,  que receberá espetáculos de números tradicionais, palhaçaria e circo-teatro.

Programação completa: http://www.sescsp.org.br/sesc/

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores