Espaço Cultural

Instituto Tomie Ohtake expõe obras do Museu Paulista

Museu PaulistaO Instituto Tomie Ohtake expõe até o dia 5 de outubro duas obras do Museu Paulista (MP) da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, na exposição História Mestiças. As telas “Fundação de São Vicente” e “Baiana” foram emprestadas especificamente para o evento.

A tela “Fundação de São Vicente” é uma das pinturas históricas de Benedito Calixto, considerado como um pintor-historiador, que deixou de legado não só a produção pictórica como suas pesquisas e textos históricos. A pintura representa os personagens como Martim Afonso de Souza e João Ramalho, juntamente com um grupo de indígenas, cada qual com a vestimenta e adornos representando uma tribo e a flecha quebrada simbolizando a paz. Desta pintura existem estudos de pequenas dimensões e o Museu Paulista ficou com esta obra final em grandes dimensões.

Já a tela “Baiana” não tem autor conhecido, mas é muito requisitada para exposições não só nacionalmente, como no exterior. A obra foi apresentada em Bruxelas (Bélgica), na exposição Europália em 2011/2012, na qual foi o Brasil representado por acervos de várias instituições. Chama sempre atenção dos observadores a vestimenta e principalmente as joias representadas na obra.

A exposição é gratuita e aberta ao público. O Instituto Tomie Ohtake funciona de terça a domingo, das 11h às 20h. Para mais informações, ligue (11) 2245-1900.

Local: Instituto Tomie Ohtake – rua Coropés, 88, Pinheiros

 

 

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores