Espaço USP

Núcleo dos Direitos da PRCEU oferece cursos gratuitos

USPO Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) promove uma série de cursos de difusão, formação profissional e educação continuada para alunos de graduação e pós-graduação da USP e de outras instituições de ensino, bem como para docentes e funcionários da Universidade e para o público interessado em geral.

O primeiro desses cursos de difusão, Trabalho, Política e Transformação, é oferecido por iniciativa da ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Sociais) e se iniciou no dia 7 de novembro, com aula sobre o tema “Socialismo e democracia” ministrada pelo professor Paul Singer, da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Voltado a alunos de graduação e pós-graduação e a profissionais que atuam nas áreas de cooperativismo, autogestão e economia solidária, o curso, de caráter teórico, tem por objetivo refletir sobre como as categorias “trabalho” e “política” se relacionam com os processos de práticas transformadoras na sociedade contemporânea, investigando relações entre teoria e prática de autogestão que fortalecem processos transformadores, expondo eventos históricos que ajudam a compreender essas relações e apontando caminhos para avançar na análise dessas categorias de forma crítica e propositiva. Até 12 de dezembro, o curso segue em encontros semanais de três horas, em que outros professores convidados, como Sylvia Leser de Mello e Bernardo Parodi Svartman, do Instituto de Psicologia, e Luigi Verardo, do Instituto Kairós, abordarão temas como “Liberdade e política”, “Trabalho” e “Autogestão no Brasil”. Gratuitas, as inscrições para o curso podem ser realizadas no site da ITCP (www.itcp.usp.br), onde também podem ser encontradas mais informações.

Até março de 2015, outros oito cursos de difusão serão oferecidos pelo Núcleo dos Direitos da PRCEU. Nos dias 12 e 14 de novembro, das 15h às 19h, será oferecido o curso Formação em Direitos da Criança e do Adolescente, voltado a profissionais que atuam na segurança e vigilância e nos centros acadêmicos dos campi da Universidade. Também direcionado a esse público-alvo, o curso Formação em Direitos, Gênero e Sexualidade será oferecido nos dias 26 e 27 de novembro, em aulas das 14h às 18h. Ainda em novembro, inicia-se uma série de cursos sobre Práticas na Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que serão oferecidos em módulos até março de 2015. Sob a responsabilidade da professora Lucia Vilela Leite Filgueiras, coordenadora do Núcleo dos Direitos, esses cursos têm por objetivo discutir e promover a acessibilidade no ambiente universitário, preparando a USP, seus funcionários e suas instalações de forma que a instituição possa fazer valer em suas unidades os preceitos de ampla acessibilidade às pessoas com deficiência.

A iniciativa de centralizar as informações e a divulgação de atividades desse tipo antecipam a atuação da futura Agência USP de Promoção dos Direitos, ainda em gestação, que promete tornar mais visíveis e articuladas as diversas iniciativas de profissionais, docentes, órgãos, institutos e associações da Universidade que buscam conscientizar e mobilizar a comunidade uspiana e a sociedade em geral a respeito de questões fundamentais para o pleno exercício da cidadania e dos direitos humanos.

Mais informações sobre cada um desses cursos serão disponibilizadas no site do Núcleo dos Direitos: www.prceu.usp.br/programas/nucleodireitos.php.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores