comunidade usp

A trajetória premiada de Wagner Gattaz

“Estamos aqui para servir à Universidade, aos pacientes e ao Brasil”

Por Márcia Scapaticio

Psiquiatra renomado e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) Wagner Farid Gattaz possui uma trajetória profissional admirável. Só no ano de 2009, foi contemplado com o Prêmio de Pesquisa da Word Federation of the Societies of the Biological Psichiatry, que faz referência ao desenvolvimento de seu trabalho no decorrer dos anos na área de neurociência e doenças neuropsiquiátricas, como esquizofrenia e depressão, e com o Prêmio Internacional de Epidemiologia e Psiquiatria Clínica, oferecido pela Universidade de Zurique.

Gattaz nasceu em São José do Rio Preto em 1951, mudou-se para São Paulo, onde realizou o ensino médio no Colégio Bandeirantes e, em 1975, formou-se em Medicina na Faculdade do ABC. O apreço pelas ciências humanas despertou a vontade de especializar-se em psiquiatria. Inspirado pelo médico e filósofo alemão Karl Jaspers, Gattaz dedicou-se ao seu ofício de forma integral, tanto que em outra mudança, viajou para a Alemanha. Em contato com o país e, mais ainda, com o estimado pensamento filosófico de seus autores prediletos, passou por uma fase altamente produtiva.

A dificuldade encontrada na transição entre os países foi sentida na língua alemã. “Sempre lembro de meu professor de filosofia, que costumava dizer ‘Para aprender a filosofar, é necessário aprender a pensar em alemão’ tal comparação ajudou na adaptação à língua e motivou o aprendizado.”
Na Universität Heidelberg, completou seu doutorado em Psiquiatria. “Após essa passagem, fui professor na mesma universidade.” A trajetória se fazia rica em conquistas. Além do aspecto profissional, Wagner Gattaz constituiu família no país, casando-se com Gabrielle, mãe de seus dois filhos, Leonardo e Moritz.

A cada momento, o país se mostrava menos estrangeiro e a sensação de acolhimento e prosperidade era nítida, porém, em 1996, a aprovação no concurso para professor titular do Departamento de Psiquiatria do IPq provocou o retorno de Gattaz ao Brasil. Não mais um estudante, munido de expectativas renovadas, o professor trouxe na bagagem os ensinamentos de 18 anos vividos na Alemanha e a vontade de encaminhar projetos em seu próprio país.

Empenho e dedicação o conduziram à presidência do Conselho Diretor do IPq. “Como presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria do HCFM, trabalho em conjunto com a minha equipe em muitas direções, englobando a divulgação das informações científicas, a fim de diminuir o preconceito sobre as doenças psiquiátricas. No caso específico do IPq, as mudanças ocorridas nas últimas décadas reafirmam a nossa busca pela excelência em pesquisas e, principalmente, no caráter assistencial da instituição.”

Quando o assunto é a formação de profissionais, representada pela nova geração de médicos, há motivo para orgulho, pois a oportunidade de residência em psiquiatria é uma das mais concorridas do complexo hospitalar, fato que reflete na excelência e no ensino. “Auxiliar os ingressantes também é algo que me dá muito prazer”, diz o professor.

O trabalho de Wagner Gattaz é reconhecido em suas áreas de atuação, neurociência e doenças neuropsiquiátricas, a esquizofrenia e a depressão. As homenagens reluzem a sua trajetória profissional. No dia 18 de setembro, o professor receberá o Prêmio Internacional de Epidemiologia e Psiquiatria Clínica, oferecido pela Universidade de Zurique, na Suíça.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores