comunidade usp

A origem do livro

Por Cinderela Caldeira

A Biblioteca Real de Alexandria foi a primeira e uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Fundada no início do século 3 a.C. durante o reinado de Ptolomeu II. A organização do acervo foi atribuída a Demétrio de Falero, e cerca de 400 mil rolos de papiro faziam parte do material catalogado. A biblioteca foi destruída inúmeras vezes até que um incêndio em 646 d.C. a destruiu totalmente. Em 2002 foi inaugurada uma nova biblioteca nas proximidades da antiga.

O homem sentia a necessidade de guardar seus conhecimentos e sempre procurou uma forma para isso. Há milhares de anos os sumérios armazenavam suas informações em tijolos de barro. Os indianos faziam seus registros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do descobrimento das Américas, escreviam livros em um material macio existente entre a casca das árvores e a madeira. As tábuas de madeira cobertas com cera foram utilizadas pelos romanos.
Os egípcios desenvolveram a tecnologia do papiro, planta encontrada às margens do rio Nilo, cujas suas fibras unidas em tiras serviam como superfície resistente para a escrita hieróglifa. O desenvolvimento desse material deu-se em 2200 a.C. e a palavra papiryrus, em latim, deu origem à palavra papel. Seguindo o processo de evolução, surgiu o pergaminho feito geralmente da pele do carneiro, que tornava os manuscritos enormes, e para cada livro era necessária a morte de vários animais.

No início do século 2, surge na China através de um oficial da corte chinesa o papel como hoje conhecemos. Ele utiliza para a confecção do novo material o córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de redes de pesca. O processo era demorado e trabalhoso e a nova técnica levou muito tempo até chegar ao Ocidente.

O papel é considerado o principal suporte para a divulgação das informações e conhecimento humano. O livro é um produto de caráter intelectual, repleto de informações e conhecimentos, mas também é um produto de consumo que envolve em sua elaboração, várias etapas e profissionais.
Quando um manuscrito chega à editora pelas mãos do autor, ele é analisado por um leitor crítico, que avaliará se ele está adequado ao catálogo da editora. Em seguida este material seguirá para uma comissão que o analisará dentro do catálogo, para saber se não há nenhum livro similar já publicado, podendo ser aprovado ou reprovado.

Depois de aprovado segue ao setor jurídico que elaborará o contrato de publicação. Nesse ponto o livro passa por várias revisões de acordo com o perfil: ficção, acadêmico, enfim, para cada tipo de texto será designado um revisor diferenciado, que entenda não só da língua como também do vernáculo e das normas da editora.

Revisado, o livro vai para as mãos do designer gráfico que fará o projeto do produto, como o consumidor irá vê-lo nas livrarias. Mas ainda falta ser encaminhado para a revisão técnica que avaliará o original com as provas. Feito isso o livro está pronto para entrar na gráfica. Acabou? Não! Da gráfica ele volta para a editora e aí sim começa a ser distribuído para as livrarias para divulgação do novo produto e comercialização.

Plinio Martins Filho, diretor-presidente da Editora da USP (Edusp) e professor do Departamento de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (Eca), diz que do autor ao leitor a publicação de um livro envolve cerca de 15 profissionais e aproximadamente dois anos de trabalho.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores