comunidade usp

Edusp inaugura nova livraria na Cidade Universitária

Livraria João Alexandre Barbosa

Livraria João Alexandre Barbosa

Por Amanda Previdelli

A Editora da USP, em outubro, tem novo estabelecimento no térreo do prédio da Antiga Reitoria. A livraria, resultado de dez anos de planejamento e projeto, será mais do que um ponto de venda. “A ideia é transformar o local em um ponto de encontro e de valorização do livro”, afirma Plinio Martins Filho, diretor-presidente da editora.

O espaço abrigará um café e auditório, além de promover eventos culturais. A programação inclui lançamentos de livros, conversas com autores e um programa de entrevistas semanal em parceria com a Rádio USP com convidados notáveis em seu campo de atuação, preferencialmente acadêmicos e pessoas ligadas à literatura, o “Conversas de Livraria”.

Jorge Vasconcellos na nova livraria da Edusp

Jorge Vasconcellos na nova livraria da Edusp

O programa, que será apresentado pelo jornalista Jorge Vasconcellos, vai ser gravado na própria livraria e transmitido pela Rádio USP (FM 93,7). “Será implementado um estúdio completo de rádio, com paredes de vidro, de modo que as pessoas possam ver o que se passa”, afirma o apresentador que também é o produtor do “Conversas de Livraria”. O projeto para o programa de rádio prevê duração de uma hora e o “formato de uma entrevista com espaço para as reflexões do convidado”, conta Vasconcellos.

Apesar dessa conquista da Edusp, a editora sofre algumas dificuldades em seus outros pontos de venda. No Centro de Vivência da Reitoria, por exemplo, a livraria está fechada desde a ocupação dos alunos.

Outra dificuldade está em promover a Festa do Livro, que ocorre tradicionalmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Por causa de reformas nos prédios, a faculdade afirma que as condições não estão adequadas para a realização do evento. “Vamos tentar contra-argumentar”, diz Plinio Martins Filho. A Festa do Livro vai acontecer, mas o diretor da Edusp contempla a possibilidade de ela não ser na FFLCH e está analisando outros possíveis locais.

Plinio Martins Filho, diretor da Edusp

Plinio Martins Filho, diretor da Edusp

A editora ainda precisa conquistar espaço na Universidade e expandir seus demais pontos de venda. A livraria que homenageia João Alexandre Barbosa, ex-diretor da Edusp, escritor e professor, representa um avanço nesse sentido. São 530 metros quadrados e cerca de 10 mil títulos. O projeto arquitetônico, feito sem custos pelo escritório do arquiteto Paulo Bruna, impressiona com as paredes de vidro e o pé-direito alto.

Está prevista a inauguração de outras duas lojas, a Mário Schenberg, no Centro de Vivência, e a Milton Santos, ainda em fase de negociação, no prédio da História e Geografia da FFLCH. Há também planos para a expansão das livrarias para as unidades da USP no interior de São Paulo.

Livraria João Alexandre Barbosa

Local: av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374. Andar térreo do prédio da Antiga Reitoria
Fone: (11) 3901-4154
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 9h às 21h e sábados das 10h às 15h

Veja os demais pontos de venda da Edusp aqui.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores