comunidade usp

Alternativas para autogestão de um campus sustentável

Seminário USP Sustentabilidade

Por Márcia Scapaticio

Em outubro foi realizado o Seminário USP Sustentabilidade, fruto de uma parceria entre a USP e a Universidade Autônoma de Madri.

Neste encontro houve a discussão das metas e planos ambientais desenvolvidos no campus, com o objetivo de unir conhecimento e prática quando o assunto é a sustentabilidade no cotidiano universitário.

A troca de experiências entre as duas instituições refere-se ao estudo comparativo das metodologias utilizadas, por exemplo, a evolução e as conquistas do USP Recicla nesses 16 anos de existência. Em Madri, a questão do uso dos recursos naturais com a participação do corpo estudantil é anterior a da USP e serviu de base para o desenvolvimento de atividades nessa área. Elizabeth Teixeira Lima, diretora técnica da Agência de Inovação, relata que o surgimento da parceria aconteceu, pois uma doutoranda que trabalhava na Agência de Inovação passou oito meses na Espanha e mostrou-se admirada com a gestão realizada em Madri.

No caso específico da Universidade de São Paulo, o seminário faz um levantamento da situação atual da autogestão, pois cada unidade é responsável por escolher a forma de administrar as ações socioambientais. “O nosso trabalho é fazer um levantamento da estrutura do campus. Um questionário foi enviado a cada um dos campi e, a partir desse contato, até o final de dezembro entrevistaremos os representantes das unidades para relacionar os indicadores de sustentabilidade, ou seja, como está a situação da reciclagem e do aproveitamento ideal dos resíduos, como papel e o plástico”, conclui Elizabeth.

O seminário não é uma apresentação de índices e resultados, mas a proposta de uma mudança nos indicadores de sustentabilidade através da construção de um processo educativo, que propõe o uso adequado dos recursos no dia a dia. O conhecimento da diversidade universitária é necessário para estabelecer metas que serão cumpridas gradualmente nos próximos anos.

 

Conheça o trabalho desenvolvido pela Universidade para garantir um campus sustentável

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores