comunidade usp

O turismo urbano e o lazer paulista

Oportunidades de entretenimento não faltam em São Paulo e segundo especialista há valores para variados tipos de bolso
Por Maria Clara Matos

“A cada instante há mais do que os olhos podem ver, do que o olfato pode sentir ou do que os ouvidos podem escutar. Cada momento é repleto de sentimentos e associações a significados.” A referência às cidades de Antônio Carlos Castrogiovanni, no livro Turismo e Ordenação no Espaço Urbano, revela o encanto que elas exercem a seus visitantes e habitantes. Grande centro econômico e cultural, São Paulo é foco do turismo urbano e de negócios o ano todo, mas as férias são o momento em que seus 11 milhões de habitantes podem desfrutar do lazer proporcionado por roteiros diferenciados dentro da cidade. O turismo urbano é atualmente de grande importância para São Paulo. Segundo Hildemar Brasil, professor da Escola de Comunicações e Artes, economista e especialista em turismo e desenvolvimento humano, “a cidade recebe aproximadamente 27% do turismo doméstico nacional”. Ele ainda calcula que “atualmente a receita gerada deve chegar próximo de US$50 bilhões, ou seja, metade da receita proporcionada pelas exportações do país”. “Isso significa um setor de atividade estratégico para os governos estaduais e municipais e para o setor privado”, destaca o professor da USP.

Hildemar Silva Brasil

Hildemar Silva Brasil

A metrópole paulistana recebe por ano mais de 10 milhões de visitantes. A maioria, o equivalente a 50%, vem à cidade para fazer negócios. Quando o assunto é a crise financeira mundial, o professor acredita que haverá uma retração da demanda, mas que ao mesmo tempo é o momento em que há maior movimentação dos homens de negócio em busca de novas oportunidades. Como conseqüência, as opções culturais como cinemas, teatro e entretenimento continuam tendo seu espaço.

Débora Cordeiro Braga, professora da Escola de Comunicações e Artes e pesquisadora em temas como planejamento turístico e turismo na cidade de São Paulo, chama atenção para a necessidade de se diferenciar turismo de lazer. A especialista explica: “Turismo se dá com pessoas que vêm de outra realidade. É a atividade que fazemos fora de nossa área de convívio, quando nos deslocamos para outra localidade, outro país. Se estamos dentro do nosso espaço habitual, não estamos fazendo turismo, mas sim lazer”.

Em relação aos valores da diversão e do entretenimento há consenso entre ambos os especialistas. Hildemar Brasil opina: “Nesse contexto eu costumo dizer que São Paulo insere mais do que exclui. O que mais São Paulo tem hoje é a democratização da cultura. Todas as classes sociais tem opções de lazer cultural, gastronômico entre outros”.

Débora destaca como atração de baixo custo, mas de grande valor histórico cultural, o projeto Turismetrô, organizado pela São Paulo Turismo, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo. O programa inclui cinco diferentes roteiros que passam por pontos turísticos da cidade. A Estação da Sé é o ponto de partida para os passeios que podem dirigir-se para a avenida Paulista, para os Memoriais, para a região Luz ou concentrar-se na própria região da Sé.

Fernanda Ascar, coordenadora do projeto, destaca que os roteiros foram cuidadosamente planejados, observando-se as distâncias de cada localidade e as limitações que um roteiro a pé poderia gerar. “Os roteiros são de no máximo três horas, para não ficarem muito cansativos”, destaca. Os grupos também são acompanhados por guias bilíngües treinados para contar a história de cada localidade.

O programa já recebe 700 pessoas por mês e quase 25 mil pessoas desde 2006, quando foi lançado nesse formato. Fernanda ainda enfatiza que o único gasto que as pessoas têm são os bilhetes de Metrô entre as estações de acordo com o tour escolhido.

Representação de atores em roteiro do Turismêtro

Representação de atores em roteiro do Turismêtro

Na época de Natal ainda há roteiros especiais natalinos que se iniciam dia 7 de dezembro, permanecem até 4 de janeiro e incluem os presépios e principais pontos de decoração natalina da cidade. Os passeios terão saídas aos domingos, às 9h e às 14h, sempre da Estação Sé. Guias bilíngües acompanharão grupos de até 25 pessoas ao Conjunto Nacional para visitação do presépio projetado pelo artista plástico Silvio Galvão, criado com materiais reciclados, aos prédios do Banco Itaú Personalité e do Banco Real, ambos na avenida Paulista, e à Catedral da Sé.

Os paulistanos ainda têm a opção de realizar o tour noturno. As saídas acontecem às 19h30 do Viaduto do Chá, em frente ao prédio da Prefeitura, pelo custo de R$ 8,00 por pessoa até os ingressos esgotarem. O trajeto inclui o Centro antigo, a região da avenida Paulista, Jardins e Ibirapuera e os encantos das imagens em altíssima definição que serão projetadas no prédio do Masp e do vizinho Tribunal de Justiça.

Confira abaixo outras dicas para se divertir e conhecer a cidade sem gastar muito:
Centros Culturais

http://www.cidadedesaopaulo.com/lista_centros_culturais.pdf

Museus
http://www.cidadedesaopaulo.com/lista_museus.pdf

Patrimônios Históricos
http://portal.prefeitura.sp.gov.br

Ruas de Comércio
http://www.cidadedesaopaulo.com/noticias.asp?idMat=773

Turismo no Centro
http://www.cidadedesaopaulo.com/turismonocentro/

Obtenha mais informações em:
São Paulo Turismo

http://www.spturis.com/v6/index.php
http://www.cidadedesaopaulo.com/
http://www.spturis.com/turismetro/

Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura
http://www.cultura.sp.gov.br

Roteiros Natalinos:
http://www.cidadedesaopaulo.com/natal/

2 comentários sobre “O turismo urbano e o lazer paulista”

  1. Ligia Sonnewend disse:

    Cinderela

    Achei a matéria muito interessante, pois na entrevista foi fornecido os sites, para as pessoas que visitam cidade de São Paulo poderem realizar um roteiro turístico cultural, sem custos altos.

    Para nós que recebemos tantos estrangeiros querendo visitar a cidade, foi uma informação muito bacana.

    Parabéns,

    LIGIA

  2. Nadia Steiner disse:

    Foi com muito interesse que li essa matéria. Sou grande admiradora de

    São Paulo, para mim é a capital da cultura. Faço questão de mostrar o melhor de SP a todos meus amigos estrangeiros, adorei essas dicas valiosas, e vou com certeza aproveitar nesses dias. Escrevam mais sobre SP, autores, escritores, enfim, fica a dica.

    Parabéns,

    Nadia Steiner

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores