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Múltiplas possibilidades

Sala de controles do CPDigi do IF

Sala de controles do CPDigi do IF

Os Centros de Produção Digital, a partir de uma estrutura básica, oferecem possibilidades múltiplas de utilização

Por Mariana Franco

Os Centros de Produção Digital (CPDigis) surgiram da necessidade de se levar uma estrutura semelhante à do Estúdio Multimeios, do Centro de Computação Eletrônica (CCE), de forma mais simples e acessível às unidades, para que esses recursos pudessem atender a mais pessoas e projetos da Universidade. “Ao invés de o Multimeios ser grande e os docentes interessados terem de ir até ele, muitas vezes não se adaptando bem à estrutura fixa do estúdio, faz-se o contrário: levam-se estúdios pequenos até as unidades, adaptados às necessidades específicas de cada uma delas”, explica Gustavo Faria, responsável pela infraestrutura da CTI.

O projeto, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e da Pró-Reitoria de Graduação, aponta para uma evolução do ensino, aliado à tecnologia. Já estão funcionando os centros da Faculdade de Saúde Pública (FSP), do Instituto de Física (IF), do Centro de Informática de São Carlos (Cisc), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), do Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp) e da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp). Ao todo, serão vinte unidades da capital e interior que receberão a estrutura em suas instalações até 2010.

Gustavo Faria, responsável pe infraestrutura da CTI

Gustavo Faria, responsável pe infraestrutura da CTI

O Estúdio Multimeios conta com recursos adequados para gravação de aulas, palestras e experiências, além de recursos para edição e produção de vídeos e áudios pedagógicos. Os CPDigis contam com uma estrutura básica semelhante, composta de sala de videoconferência, estúdio de gravação, sala de aula inteligente e sala de controles, toda pensada para ser operada por apenas um ou dois técnicos. Cada unidade, porém, apresenta adaptações próprias ao projeto, por conta de suas demandas específicas. O tamanho dos estúdios e salas de aula, por exemplo, é variável.

As possibilidades que se abrem a partir desses recursos são variadas. “As aulas podem ser ministradas via videoconferência, gravadas e exibidas posteriormente, em outras aulas ou disponibilizadas na internet. Turmas de diferentes cidades podem assistir à mesma aula simultaneamente, interagindo com o professor da mesma maneira. Experiências diversas, montadas em diferentes laboratórios, podem ser transmitidas ao vivo, ao contrário do que seria possível numa aula presencial”, elenca Faria.

Sala de videoconferência do IF

Sala de videoconferência do IF

Em 23 de novembro foram inaugurados, simultaneamente e por videoconferência, os CPDigis do Cirp e da Forp. Nesta, a ferramenta será fundamental para o desenvolvimento da Teleodontologia, pois possibilitará o crescimento do Polo de Odontologia Digital Aplicado à Educação (Podae). “Com isso, vai aumentar ainda mais a sofisticação e a qualidade do material didático produzido para apoio ao ensino presencial e a distância”, segundo a diretoria da unidade.

Daniel Marucci, da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Faculdade de Saúde Pública, onde, em 17 de setembro, foi inaugurado um centro, lembra que a faculdade tem tradição em ensino a distância, com cursos em postos avançados fora do campus, que serão certamente beneficiados com a inovação.

Daniel Maruti

Daniel Marucci

“O posto avançado de Araraquara já tem estrutura de videoconferência e poderá em breve se interligar com o serviço. As videoconferências aqui têm sido constantes também. Recentemente, por exemplo, um grupo de epidemiologistas da faculdade esteve em conferência com um grupo de Lyon”, explica.

Saiba mais sobre a aplicação da tecnologia na sala de aula e sobre as instalações dos Centros de Produção Digital em cada unidade.

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