comunidade usp

Conheça os cursos da USP ligados ao meio ambiente

A universidade oferece diferentes graduações ambientalistas em Piracicaba, São Carlos e São Paulo

Por Amanda Previdelli

O professor da Poli, José Carlos Mierzwa

Quem se interessa por meio ambiente, área que contém as carreiras mais promissoras até 2020, pode encontrar opções dentro da Universidade de São Paulo. A USP oferece graduações que ajudam a formar um gerente de Eco-relações. No campus de Piracicaba, por exemplo, o vestibulando pode optar por Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. Em São Carlos, assim como na Escola Politécnica, há o curso de Engenharia Ambiental. A USP Leste oferece as opções de Gestão Ambiental e Ciências da Natureza.

Apesar de ligadas ao meio ambiente, cada uma dessas graduações possui diferenças. O curso de Engenharia Florestal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), segundo seu coordenador Fernando Seixas, “é bastante relacionado com natureza e preservação”. Seixas também explica que o engenheiro florestal tem de estar disposto a trabalhar em contato direto com o ecossistema florestal, “o que significa estar muito além dos centros urbanos mais desenvolvidos”, explica.

As principais áreas em que o profissional poderá atuar são na expansão dos plantios florestais, na implantação de projetos de manejo florestal sustentável e na recuperação de áreas degradadas. O curso não é dos mais procurados na USP, sendo que sua concorrência média fica entre 7 e 10 candidatos por vaga, segundo o coordenador. “A Universidade precisava nos dar um apoio profissional de divulgação para que mais jovens conhecessem e se interessassem pela carreira”, conclui Seixas.

Outra carreira ligada ao meio ambiente é a Gestão Ambiental, curso que existe na EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), além de na Esalq. De acordo com o coordenador do curso em Piracicaba, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, a graduação visa a formar “não um especialista técnico, mas um profissional que estabelece políticas públicas e coordena grupos para resolver questões ambientais”. O professor explica que ambos os cursos da USP possuem uma agenda conjunta, mas o curso da Esalq é “mais administrativo, enquanto o da EACH é mais voltado ao saneamento”. Demóstenes Ferreira explica que “é esperado do gestor ambiental que ele trabalhe na gerência, tome decisões visando à sustentabilidade e faça políticas públicas para diminuir o impacto do homem”.

Na Escola Politécnica da USP, o único curso especializado em meio ambiente é o curso de Engenharia Ambiental. Segundo o professor do Departamento de Hidráulica e Sanitária, José Carlos Mierzwa, a habilitação foi criada em 2004. O aluno que quiser seguir essa área presta vestibular para a grande área de Civil, cursa os dois anos do ciclo básico e, ao final desse período, concorre pelas 50 vagas de Ambiental.

Mierzwa explica que o primeiro curso voltado a essa área da Engenharia foi criado em 1994, por conta de eventos ambientalistas anteriores que constataram que o nosso modelo atual de gestão era insustentável. Desse modo, foram criadas graduações para formar um profissional capaz de buscar o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. “O engenheiro ambiental resolve problemas sem criar outros, ele lucra ao mesmo tempo e por causa do seu cuidado com o meio ambiente”, conta o professor.

Segundo Mierzwa, a principal diferença do engenheiro ambiental é que, diferentemente do florestal, ele não se limita apenas às áreas de floresta, podendo atuar em diferentes setores da sociedade. Em relação ao gestor, o engenheiro possui a parte tecnológica: “Ee pode avaliar e propor soluções tecnológicas para problemas ambientais”, explica. As principais colocações no mercado para esse profissional estão em órgãos ambientais, áreas estratégicas do governo e empresas privadas, além de áreas já mais antigas como tratamento, aterros e remediação.

Cada vez mais, grandes empresas, tanto públicas quanto privadas, abrem concursos específicos para os profissionais do meio ambiente. Os engenheiros ambientais e florestais, além dos gestores ambientais, encontram larga inserção em indústrias, áreas governamentais, consultoria e até mesmo grandes empresas privadas que possuem preocupação com o meio ambiente. Para aqueles que buscam ser os gerentes de Eco-relações do futuro, com especialização em tecnologia, florestas ou gestão, a USP traz diferentes cursos em seus campi.

Veja mais sobre a pesquisa da FEA que indicou as profissões ligadas ao meio ambiente como as principais carreiras do futuro.

Um comentário sobre “Conheça os cursos da USP ligados ao meio ambiente”

  1. paulo disse:

    e a Biologia nao é ligada ao meio ambiente?!

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores