comunidade usp

Muita história para contar

Conheça as principais estreias do cinema para as férias de janeiro

Por Márcia Scapaticio

Cena de Lula, o filho do Brasil

Cena de Lula, o filho do Brasil

Um filme que conta a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, a adaptação de um livro infantil que agradará a jovens e adultos e a releitura de um clássico da literatura britânica. Essas são umas das histórias que as salas de cinema apresentarão no mês de janeiro. Não vão faltar motivo e disposição para acompanhar todas as estreias, afinal estamos em pleno mês de férias.

Para começar, o destaque do cinema nacional que pretende bater todos os recordes, Lula, o filho do Brasil, dirigido por Fábio Barreto, atraiu atenção mesmo antes de seu lançamento. Para o repórter da área de cultura e comportamento da Revista Gloss, Ricky Hiraoka, a história de vida do presidente é impressionante, mas considera um pouco exagerado esse endeusamento sobre a figura de Lula. “Quem já viu o filme, sabe que é o retrato de um homem fictício, sem qualquer defeito e ninguém é assim, mas o diretor achou oportuno mostrá-lo como um exemplo a ser seguido.”

Onde Vivem os Monstros

Onde Vivem os Monstros

Já a adaptação de Onde Vivem os Monstros, livro infantil de Maurice Sendak, que revolucionou o modo de pensar e fazer ilustração em obras literárias, foi publicado em 1963 e agora ganha a sua versão para as grandes telas. Traduzir a história em imagens foi a missão de Spike Jonze, cineasta norte-americano, conhecido pela originalidade de seu trabalho. Onde Vivem os Monstros (Where the wild things are) acompanha a aventura de Max, garoto que cria num mundo imaginário um refúgio, após levar uma bronca da mãe e ficar sem jantar. Nesse universo fantástico Max torna-se rei, mas, com o passar do tempo, vê que nada é tão fácil assim.

Hiraoka comenta que o filme é mais uma tendência da indústria do entretenimento, que procura atrair um público maior e mais diversificado a cada lançamento. “Acredito que a história apresentará situações que farão mais sentido para adultos do que para crianças, mas nem por isso serão menos entendidas por elas, isso vem ocorrendo em muitas animações”, completa.

O clássico Sherlock Holmes

O clássico Sherlock Holmes

Agora, para quem gosta de um filme que misture ação, humor e um pouco de romance, a adaptação do clássico literário Sherlock Holmes, dirigida pelo cineasta inglês Guy Ritchie,é ideal. Segundo Hiraoka, o filme apresenta uma trama quase banal, sobre um maluco que deseja dominar o mundo com seus poderes sobrenaturais, mas funciona muito bem por causa de Robert Downey Jr. e Judy Law, os atores principais. “O bordão ‘é claro meu caro Watson’, não é usado, mas creio que o filme não decepcionará. E, apesar de longo, a narrativa é bem amarrada e o espectador não sente as horas passarem”, afirma.

Atividades culturais são uma ótima opção para preencher o tempo livre nas férias e, com o cinema mostrando o poder de uma boa história elas não irão faltar para quem se aventurar pelas salas de projeção nesse início de ano.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores