comunidade usp

Além do caráter tecnológico

Livro sobre tecnologia da informação tem como objetivo valorizar o aspecto humano num cotidiano permeado pela tecnologia

Tecnologia da Informação em Tempo de Inovação é o livro organizado pela diretora do Centro de Computação Eletrônica da USP (CCE), Teresa Cristina Melo de Brito Carvalho. O lançamento aconteceu na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, reunindo docentes e funcionários do CCE.
A obra teve como base o trabalho desenvolvido por Cristina entre os anos de 2006 e 2009, mas, segundo a autora, o diferencial se encontra na colaboração dada pelos funcionários do Centro. “Procurei registrar as falas de todos, desde o pedreiro que participou da construção do novo prédio até o pessoal mais especializado, para mostrar que cada um, dentro de sua área, é responsável pela concretização de um objetivo maior.”
A ideia principal de Cristina foi discutir o papel do caráter humano numa instituição de tecnologia da informação e mostrar que um olhar atento a esse detalhe faz diferença e motiva os funcionários em suas atividades cotidianas. Para a professora de MBA da escola Politécnica Vânia Maria Ferro, presente ao lançamento, “o livro é interessante, pois, além de apresentar estratégias para uma gestão empresarial sustentável, cria uma forma de empreendedorismo mais colaborativo, auxiliando na formação de novos gestores, com perfil ligado não somente ao lado financeiro, mas com uma visão social e ambiental”.
A opinião da professora vai ao encontro do objetivo de Cristina ao escrever o livro. Segundo a diretora do CCE, “a tecnologia não faz sentido sozinha e os novos líderes de TI precisam assumir uma liderança humanista, pensando nesses valores como algo primordial para alcançar bons resultados”, ressalta Cristina, que menciona a questão da sustentabilidade como fundamental na realização de todo o seu trabalho.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores