comunidade usp

Pontos estratégicos

A acupuntura utiliza pontos de estimulação do sistema nervoso para atingir o equilíbrio do organismo

Por Mariana Franco

O Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, oferece tratamento de acupuntura para moradores da região de Cerqueira César, Pinheiros e da comunidade universitária.
Vera Shirley de Carvalho, acupunturista do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Saúde, afirma que a terapia existe há mais de 5 mil anos, e é baseada no conceito de meridianos. “Os locais nos quais se inserem as agulhas – os pontos de acupuntura – são ricos em terminações nervosas. Quando você coloca uma agulha, seu sistema nervoso central é estimulado, e isso faz com que seu organismo libere substâncias chamadas neurotransmissores. Esses neurotransmissores são substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios”, explica.
As agulhas utilizadas no procedimento são mais finas que as agulhas de injeção, e, diferente daquelas, têm a ponta redonda, que, ao invés de cortar, entra na pele aos poucos. Assim, não há por que temer as agulhinhas – as picadas são praticamente indolores. “É importante certificar-se de que todo procedimento seja realizado com agulhas descartáveis e com total assepsia, higienizando a pele do paciente com álcool”, lembra Vera.
A terapia tem efeito analgésico, relaxante muscular, anti-inflamatório e ansiolítico. É eficaz para o tratamento de patologias musculoesqueléticas, doenças respiratórias como asma e rinite, náuseas em gestantes, efeitos colaterais do uso de quimioterápicos, síndrome de pânico, depressão e cólicas menstruais.

 A acupunturista Vera Shirley Carvalho

A acupunturista Vera Shirley Carvalho

A acupuntura foi reconhecida como especialidade médica, em 1995, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Os médicos especialistas em acupuntura fazem prova de título como faz um neurologista, um cirurgião, e o certificado de especialista é emitido pelo [Colégio Médico de Acupuntura] e pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura.
“O ideal é que o paciente, ao procurar um profissional, exija o certificado atestando que ele é qualificado, pois há muitos leigos atualmente fazendo acupuntura. É uma garantia a mais, também, procurar saber se o profissional é médico – o Conselho Regional de Medicina tem um site no qual pode-se conferir todos os médicos habilitados – apesar de ser permitido que não-médicos realizem acupuntura. Porém, nem tudo pode ser tratado com acupuntura. Por exemplo, a dor nas costas pode ser um tumor, e fazer acupuntura sem antes procurar um diagnóstico pode amenizar a dor e evitar que se descubra rapidamente uma doença séria”, alerta a acupunturista.
No Centro de Saúde o atendimento em acupuntura existe desde 1997. “No começo encontramos resistência do corpo médico, mas hoje, nós só atendemos pacientes encaminhados pelos médicos. A aceitação é tão boa que os médicos nos encaminham tantos pacientes que não sobram vagas para atendimentos de pessoas que nos procuram espontaneamente”, conta Vera.
Para ser tratado no Ambulatório de Acupuntura, é preciso receber encaminhamento dos próprios médicos do Centro de Saúde. Algumas unidades de saúde da Prefeitura também realizam atendimento.
Serviço:
Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza
Local: Av. Dr. Arnaldo, 715 (próximo à estação Clínicas do Metrô)
Fone: (11) 3061-7726, 3061-7721

No site do Colégio Médico de Acupuntura você encontra uma relação de todos as instituições públicas que oferecem o serviço de acupuntura no Brasil.
Saiba mais sobre o uso das terapias alternativas na saúde pública, sobre o [Projeto Zen, realizado no IPq, e sobre como as emoções podem mexer com nossa saúde.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores