O cuidado com os olhos na era da tecnologia

Por Cinderela M. F. Caldeira

hjjkfNos dias de hoje, a utilização do computador está cada vez mais presente na nossa vida. A maior parte de nossas correspondências e contatos é feita através do e-mail. Pesquisas escolares também encontraram seu espaço nessa ferramenta tão útil que o computador. Antigamente, o uso dessa máquina se dava apenas no local de trabalho, mas atualmente já invadiu nossas casas.
      Com o aumento do uso do computador, médicos oftalmologistas têm verificado um aumento na incidência de astenopia. Um tipo de cansaço visual que provoca ardor, dor nos olhos , mal-estar, dor de cabeça, irritação e falta de concentração.
      Segundo Mario Luiz Camargo, oftalmologista e diretor clínico do Centro de Saúde da Faculdade de Saúde Pública, a astenopia é causada pelo trabalho excessivo em frente aos monitores de computador. "A fixação prolongada dos olhos no monitor luminoso provoca uma tensão localizada e um aumento da circulação sangüínea. Além da diminuição dos movimentos oculares e da freqüência do piscar, produzindo um ressecamento das mucosas oculares", afirma ele.
      É este o mesmo mecanismo que provoca o ardor e o lacrimejamento quando vamos ao cinema ou exageramos na frente da telinha da televisão. Para agravar mais a situação temos o ar condicionado ou o ventilador voltado diretamente para o rosto, quando se está trabalhando no computador. Somando-se aí a poluição ambiental – poeira ou fumaça de cigarro.
      Não se desespere. O incômodo pode ser indesejável, mas não significa dizer que trabalhar em frente a um computador vai provocar uma deterioração visual irreversível.
      Para evitar esses problemas, damos algumas dicas importantes para aqueles que utilizam freqüentemente o computador. E também servem para se proteger das tão temidas LER - Lesões por Esforços Repetitivos - típicas dos digitadores de computadores.

Postura

      Os olhos devem ficar posicionados a uma distância aproximada de 60 cm, a um nível ligeiramente acima do monitor, formando um ângulo de 30 graus. Nesta posição a nuca relaxa e os olhos, além de relaxados, ficam mais protegidos, porque se fecham um pouco mais. Essa simples atitude faz com que diminua a quantidade da lágrima evaporada e a exposição das mucosas oculares no meio ambiente.

Pausa

      Fazer pequenas pausas a cada uma ou duas horas de trabalho contínuo em frente ao computador. Obviamente esse tempo vai depender da sensibilidade e resistência de cada um.

Iluminação

      A iluminação não deve vir de frente nem de uma posição que provoque brilho ou reflexo na tela do monitor. Neste caso mude a posição da mesa, ajuste a inclinação do vídeo ou coloque protetores na tela para minimizar os efeitos da claridade.

Piscar

      Piscar conscientemente, lenta e prolongadamente de tempos em tempos, é uma medida simples mas de grande efeito terapêutico. Normalmente piscamos 15 vezes por minuto, mas com atenção concentrada, no computador, por exemplo, esse ritmo diminui prejudicando o equilíbrio da fisiologia ocular. O ato de piscar é essencial para relaxar e lubrificar os olhos.

Colírios

      Se os seus olhos forem muito sensíveis, pode haver necessidade do uso de colírios lubrificantes ou compressas com água fresca. Mas não use qualquer tipo de colírio sem orientação médica. Muitos dos colírios chamados de "comuns" contêm substâncias vasoconstritoras que clareiam os olhos, mas ressecam ainda mais as mucosas.

Óculos

     Quem usa óculos é bom consultar o oftalmologista para saber se os seus estão adequados à distância do computador - que geralmente é de 60 cm - diferente dos utilizados para leitura que são regulados para 35 cm.