câncer de pele  

 

"Não sabia que existia verruga cancerígena!" Esteticista há quatro anos, Luciene Mayumi Santa aprendeu através do site Saúde Total que as verrugas e pintas podem se transformar no mais letal tipo de câncer de pele: o melanoma. Mauro Enokihara, professor do Departamento de Dermatologia da Unifesp, esclarece que existem três diferentes tipos de câncer de pele. Deles, o melanoma é o menos comum, mas o mais letal.

Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) dizem que no Estado de São Paulo aparecerão, em 2003, 15 mil novos casos de câncer de pele, sendo que apenas 940 (6,2%) serão do tipo melanoma. No entanto, dos 350 óbitos estimados pelo Inca, 220 (62,85%) serão causados pelo melanoma.

O melanoma maligno apresenta crescimento rápido, tem grande potencial de metástase – multiplicação das células cancerígenas por outras regiões do corpo – e o tratamento é essencialmente cirúrgico. História pessoal e familiar da doença, pessoas com pele, cabelos e olhos claros, queimaduras solares, grande quantidade de pintas, especialmente as grandes com pêlos, são algumas situações que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a doença.

Chao Lung Wen, coordenador da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina (FM) da USP, afirma que quando o melanoma é diagnosticado no estágio inicial, o tratamento é 40 vezes mais barato e a chance de cura do paciente é de praticamente 100%. Por outro lado, no estágio final, as chances de cura são remotas e a expectativa de vida do paciente é de apenas seis meses.

Cientes da importância da prevenção desse tipo de câncer, o professor Enokihara, em parceria com o Departamento de Telemedicina da FM, criou o site www.saudetotal.com/prevencao. Como o nome já diz, a saúde total só é possível através da prevenção. O problema, segundo Enokihara, é que a maioria das campanhas contra o câncer de pele no Brasil é sazonal e elitista, pois só se volta para as pessoas que podem tirar férias e tomar sol no verão. A idéia do site é orientar o público leigo sobre a importância da prevenção e sobre como procedê-la durante todo o ano. "Através de treinamento no site, pessoas leigas conseguem aprender em duas horas a reconhecer o câncer de pele", afirma Chao.

A prevenção se dá simplesmente através do olhar. No site, o internauta encontra uma explicação detalhada de como olhar todas as partes do corpo utilizando apenas um espelho grande de parede e um pequeno de mão. O Saúde Total também ensina a regra do ABCD - Assimetria, Borda, Cor e Diâmetro -, que mostra como identificar um possível melanoma. Através desses procedimentos é possível fazer o diagnóstico precoce da doença e procurar atendimento especializado a tempo.

O site virou uma tese de doutorado de Enokihara, que teve como um dos orientadores o professor Chao. A tese comparou o que já existe em termos de sites de saúde na Internet com o Saúde Total e foi premiada pela originalidade em um congresso em Londres. De acordo com o trabalho, o Saúde Total, ao contrário dos demais sites, possui linguagem acessível ao público leigo, em textos curtos que enfatizam os casos iniciais, quando a prevenção ainda faz toda a diferença.

Além desse serviço, o projeto do site concebeu um treinamento de multiplicadores da informação. Através dele, qualquer pessoa pode aprender a suspeitar do melanoma e se cadastrar para participar dos treinamentos na FM. Lá, ele aprenderá a identificar, fotografar e notificar possíveis casos de câncer de pele, que passarão por uma triagem de dermatologistas, que orientarão sobre a necessidade ou não de um tratamento adequado.

"A função é treinar pessoas que desejam dar uma contribuição para sua comunidade"

"A idéia desses treinamentos não é que uma pessoa possa fazer consulta de graça pela Internet. A função é treinar pessoas que desejam dar uma contribuição para sua comunidade", explica Chao. Foi assim que a esteticista Luciene Mayumi Santa aprendeu a identificar o melanoma. "Agora eu já sei como observar as minhas clientes e quando orientá-las a procurar profissionais."

Os treinamentos têm sido direcionados a massagistas, esteticistas, cabeleireiros, manicures, ou seja, pessoas que estão durante muito tempo olhando para o nosso corpo e rosto. O projeto pretende expandir os treinamentos aos professores do ensino fundamental das escolas públicas.

O projeto Saúde Total não deve parar no câncer de pele. O objetivo dos idealizadores é criar sites sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), câncer de boca e dependência química. Chao acredita que esses novos sites estarão prontos no segundo semestre.

por
Victor Gubiotti
 
  volta ao início volta avança vai para o final