Câmara aprova fim da taxa de religação de energia

Os consumidores que tiverem a energia elétrica cortada não serão mais obrigados a pagar taxa de religação, de acordo com o Projeto de Lei de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB/MT). Segundo o deputado Paulo Pimenta (PT/RS), o projeto é correto porque evita a dupla penalização do consumidor, que já sofre a interrupção do fornecimento de eletricidade. Os valores cobrados para a religação são diferenciados em cada Estado. Também foi aprovado o projeto que proíbe a cobrança da mesma tarifa pelas concessionárias distribuidoras de água e esgoto. Os projetos seguem agora para o Senado.

 

Controle do câncer de mama pelo SUS

O câncer de mama representa hoje a principal causa de morte entre as mulheres brasileiras. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que somente neste ano devem ocorrer 9.335 óbitos pela doença e o surgimento de 41.610 novos casos. Pensando em mudar esse quadro, o Ministério da Saúde realizou no mês passado, em Brasília, a Oficina de Trabalho para Elaboração de Recomendações ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, com o objetivo de garantir qualidade das ações de controle do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS).

   

Foi elaborado, ao final, um documento técnico de consenso sobre normas e procedimentos, diagnóstico precoce, tratamento e medidas de reabilitação da doença, que servirão de base no atendimento pelo SUS.

Além do Ministério da Saúde, participaram do evento representantes do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, de outros órgãos federais, organizações não governamentais e da sociedade civil e Sociedade Brasileira de Mastologia.

Usina de Biodiesel de Ribeirão é centro de atenções em Brasília

Uma microunidade produtora de biodiesel etílico desenvolvida pela equipe do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, coordenada pelo professor Miguel Dabdoub, foi o ponto central das atenções de uma exposição sobre biodiesel realizada no início de novembro em Brasília.

O projeto BiodieselBrasil de Ribeirão Preto transforma óleo vegetal em biodiesel etílico, obtendo 90 litros do produto por hora, com um investimento de baixo custo, aproximadamente 30 mil reais. O resultado foi praticamente o dobro da produção de outra unidade em exposição na feira que com um investimento estimado em 135 mil reais produziu 50 litros por hora.

    A unidade de Ribeirão Preto processou óleo de girassol e álcool de cana (etanol), resultado de um novo processo desenvolvido pelo Ladetel. Mais informações sobre o projeto Biodiesel Brasil podem ser obtidas no site: www.biodieselbrasil.com.br e www.dabdoub-labs.com.br.
por
Cinderela Caldeira
TAXA RELIGAÇÃO¡ CÂNCER DE MAMA¡ BIODIESEL
  volta ao início volta avança vai para o final