pinacoteca

 

 

por
Paulo Noviello

 

 

 

teatro

teatro infantil

cinema

medéia

pinacoteca

resenhas

resenhas infantis

 

Em cartaz a partir de 20 de março na Pinacoteca do Estado, as exposições "Rede", de Renata Castelo Branco, e "Sem Título", de Salete Goldfinger têm grandes diferenças entre si, mas ambas atestam o status de arte que a fotografia adquiriu. "Rede" inova na disposição das fotos, como o título sugere, em forma de uma rede, sem começo nem fim definidos com imagens aparentemente sem muita ligação, com diversas fotos de íris, uma figura masculina, uma em movimento, uma teia de aranhas, referências afetivas... Mas todas parecem fazer sentidos dispostas como estão nos corredores da Pinacoteca.


Já a mostra de Salete Goldfinger traz fotografias tiradas nas ruas de São Paulo durante todo o ano passado, de dentro de um carro. Enclausurada nesta pequena fortaleza urbana Salete extraiu imagens inusitadas da capital paulista.

 

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Centro
t.229-9844
terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingresso: R$ 4 (grátis aos sábados)

 

 

 

 

 

 

 

A coleção de arte das irmãs Eva e Ema Klabin, considerada uma das mais abrangentes do Brasil na mão de particulares, será reunida pela primeira vez para uma grande exposição que será aberta ao público no dia 17 de março na Pinacoteca de São Paulo. São 350 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas, prataria, mobiliário, objetos de arte decorativa e livros que no total abordam um período de mais de trinta séculos dos movimentos artísticos mais representativos da história. Artistas como Renoir, Rembrandt, Botticelli e os brasileiros Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, entre muitos outros, são parte da coleção das irmãs Klabin.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Centro
t. 229-9844
terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingresso: R$ 4