água

 

 
por
Cinderela Caldeira


No mês em que se comemora o Dia Internacional da Água, todos estão atentos para as notícias que falam do nível de água do sistema Cantareira, manancial responsável por abastecer 9 milhões de pessoas na capital paulista. Em dezembro do ano passado, o Cantareira atingiu o nível mais baixo de sua história, chegando a operar com 1,6% de sua capacidade, deixando os moradores abastecidos pelo sistema à beira do racionamento. Segundo a Sabesp – Sistema de Abastecimento de Água do Estado de São Paulo – o nível ideal para operação do sistema é de 40% de sua capacidade total.

Para José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e professor aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos, as pancadas de chuva que ocorreram na semana do carnaval não são suficientes para alterar de maneira consistente a crise de água na cidade de São Paulo. "Há muitas medidas emergenciais a serem tomadas pelo governo, além da campanha de mobilização social que utiliza a frase ‘Olha o nível’ – muito feliz por sinal", enfatiza Tundisi.

O problema é que como, literalmente, a água cai do céu, muitos não ligam para questões básicas de economia e conscientização. De acordo com dados da Sabesp, de toda a água disponível no planeta, 97,5% é salgada, 2,5% é doce e apenas 0,8% é aproveitável para o consumo. O uso irracional da água, contaminação por poluentes domésticos e industriais e ocupação de áreas de mananciais, são alguns dos fatores que vêm causando um grave problema ambiental comprometendo a qualidade da água na capital.

Segundo Tundisi, em razão da degradação crescente, o tratamento da água fica mais caro, porque é necessário o desenvolvimento de novas tecnologias que a tornem um produto confiável. "É necessário que os mananciais tenham maior proteção e que se priorize a captação das chuvas diminuindo os custos de tratamento, revertendo o quadro atual", diz.

Várias são as iniciativas feitas nessa direção. Mas especialistas garantem que a população precisa se envolver radicalmente no assunto. Tal é a seriedade da situação, que a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema "Fraternidade e Água" e o lema "Água, Fonte de Vida". "A participação popular é fundamental. Ainda existe muito desperdício e há necessidade de se iniciar, imediatamente, uma campanha ‘Sede Zero’", afirma Tundisi.

A questão da captação da água de chuva deve ser um hábito natural. Segundo o pesquisador, o projeto de novas construções deve contemplar espaços destinados à coleta das chuvas como, telhados e poços. Essa água poderá ser utilizada, por exemplo, na lavagem de quintais, roupas e carros.

Pensando na questão da informação, foi criado, neste ano, o projeto Escola da Água, que consiste num centro de informações e estudos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de escassez da água na natureza. Elaborado pela Associação Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, e idealizado por Tundisi que, inicialmente pensava em criar uma rede nacional de informações sobre o tema e, hoje, já planeja uma rede mundial.

O projeto visa a atender um público formado por professores e estudantes de todos os graus que queiram entender desde o ciclo hidrológico mundial até a qualidade e as características das águas regionais, mapas aqüíferos e até mesmo a fauna aquática. Qualquer pessoa ou instituição poderá fazer parte do projeto, desde que tenha um espaço onde possa funcionar o centro de informações. Os interessados em participar do projeto deverão procurar o IIE, que fornecerá todo o material didático.

No próximo dia 15 de maio será lançado o livro do professor Tundisi – Água no século XXI: enfrentando a escassez – que destaca os principais problemas a serem enfrentados e propõe novas soluções hídricas. "O uso excessivo da água e a retirada permanente para diversas finalidades têm diminuído a disponibilidade de água potável e produzido inúmeros problemas de escassez em muitas regiões e países", afirma ele.

 

Instituto Internacional de Ecologia
e-mail: iie@iie.com.br
t. (16) 271-5726
rua Bento Carlos, 750
São Carlos . SP
CEP 13560-660

 

Lançamento do livro
Água no século XXI: enfrentando a escassez
José Galizia Tundisi

15/5/2004
Horário: 18h30
Local Livraria Cultura – Paulista
Av. paulista, 2.073
Conjunto Nacional.

 

 

imagens: sites do IIE e da Sabesp