olimpíadas

 

 
por
Cinderela Caldeira

Em agosto começará em Athenas mais uma versão dos Jogos Olímpicos. Não é possível precisar corretamente quando foi ínicio dos primeiros jogos, mas dados oficiais registram seu surgimento a partir do ano de 776 antes de Cristo. Os jogos aconteciam em Olímpia, um vilarejo da Grécia.

Os jogos eram realizados de quatro e quatro anos, e a maior parte dos torneios eram para homenagear Zeus - deus grego considerado o pai de todos os deuses. As disputas reuniam atletas e espectadores de todas as cidades e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates.

Os atletas escolhidos treinavam em suas cidades de origem, e a vitória nos Jogos Olímpicos proporcionava glória ao atleta e sua cidade. Segundo dados oficiais a celebração dos jogos aconteceu até o ano 394 depois de Cristo. Por questões reliogiosas o Imperdaor Teodósio, de Roma, acabou com as festividades.

Mil e quinhentos anos depois os Jogos Olímpicos ressurgem graças ao s esforços do Barão Pierre de Coubertin. Esportista e Pedagogo Coubertin, estava disposto a reformar o sistema educacional da França e viu nos antigos ideais olímpicos uma fonte inspiradora para o aperfeiçoamento do ser humano.


Durante a realização de um congresso de educação, em 23 de junho de 1894, Coubertin defendeu a criação de um órgão internacional que unificasse as diferentes modalidades esportivas e que realizasse a cada quatro anos uma competição internacional entre atletas amadores, revivendo as antigas disputas gregas.

É criado nesse dia o Comitê Olímpico Internacional (COI), e a data para a realização do I Jogos Olímpicos da Era Moderna, que seriam realizados na Grécia em 1896. Ressurge então, a concepção moderna do ideal Olímpico, que estabelece a relação amigável entre os povos de diferentes países a partir do esporte.

Cento e oito anos de seu ínicio os Jogos Olímpícos voltam a serem realizados na Grécia e nela o Brasil participará com 235 atletas classificados em diferentes modalidades esportivas. Os esportes que o Brasil não obteve classificação foram: tiro com arco, badminton, softbol, beisebol, hóquei sobre grama e levantamento de peso. Além disso, algumas modalidades esportivas, também conseguiram classificação como basquete masculino, hipismo e adestramento, ginástica trampolim, futebol masculino, pólo aquático masculino e feminino, luta greco-romana, ciclismo pista, canoagem slalom e tiro pistola.

 
serviços

Acompanhe pelo site oficial dos Jogos Olímpicos
o calendário de provas, veja os dias em que o Brasil estará jogando e seus adversários.