notas

 


por

Cinderela Caldeira


Desempenho escolar aumenta quando há participação dos pais

Com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ligado ao Ministério da Educação (MEC), a participação dos pais de forma mais direta no cotidiano escolar da criança faz com que ela apresente um desempenho superior em relação àquelas onde os pais estão ausentes.Pela pesquisa os alunos da 4ª série do ensino fundamental, que sempre vêem a mãe lendo, 84%, obtiveram uma média de 20 pontos a mais na prova na prova de língua portuguesa do que aqueles que afirmaram que a mãe não tem o mesmo hábito. Quanto ao hábito dos

pais conversarem com seus filhos sobre o que acontece na escola, 56% disseram que seus pais conversam sobre o cotidiano escolar, 36% afirmaram que essa situação acontece de vez em quando e 7%, que nunca ocorre.

Quando conversam com seus filhos sobre o dia-a-dia na escola, cobram ou o ajudam a fazer o dever de casa, têm o hábito de leitura, lembram a criança para tirar notas boas e o dever de não faltar as aulas, os pais estarão contribuindo para um bom desenvolvimento escolar.

Foram avaliados 300 mil alunos das redes pública e particular de ensino, nas 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª do Ensino Médio. As provas aplicadas foram de língua portuguesa e matemática.




Capes lança revista de pós-graduação

CA nova revista, lançada no começo deste mês pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - é a primeira publicação brasileira com conteúdo que favorece a articulação de estudos, reflexões e debate sobre vários temas relacionados com a área de pós-graduação.

As informações vão desde artigos sobre bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Capes, até informações detalhadas abordando mestrado

profissionalizante em ensino de ciências e matemática, além de qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação.

Quem tiver interesse em colaborar com a revista deverá enviar o texto (na forma de documento anexado) para o endereço eletrônico da Capes rbpg.ced@capes.gov.br, obedecendo as orientações de apresentação e formatação contidas no site www.capes.gov.br .

A revista terá periodicidade quadrimestral e é composta por cinco sessões: editorial, estudos, experiências, debates e documentos. Pensada para um público de aproximadamente cem mil pessoas, entre estudantes e cientistas, a revista terá uma tiragem de cinco mil exemplares. Os interessados deverão pedir a publicação por carta ou e-mail. Os endereços para correspondência são: e-mail rbpg.ced@capes.gov.br e pelo correio Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Coordenação de Estudos e Divulgação Científica (CED), Ministério da Educação Anexo II, 2º andar, Caixa Postal 365, CEP 70047-900, Brasília (DF).