música

 

 

por
Júlia Tavares
e Claudia Costa

 

destaque

infantil

música

resenhas

resenhas infantis

Trilogia de Natal

A Orquestra e Coro de Câmara Paulista, com a regência do maestro Branco Bernardes, apresentam nos dias 10, 11 e 12 de dezembro O Messias, de Händel, considerado uma das peças musicais mais populares do mundo. E na semana seguinte, o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões encenam um auto de Natal, o Auto dos Palhaços Baixos, uma comédia farsesca dos mistérios cristãos que remonta à Idade Média.

Centro Cultural Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112, Centro
T. (011) 3113-3651
H. Sextas, sábados e domingos, sempre às 12h30
A entrada é gratuita


Coralusp e banda


O Coralusp e a Banda Sinfônica do Exército realizam uma série de apresentações especiais em comemoração do fim de ano, com um repertório que engloba desde peças clássicas até músicas contemporâneas. Entre os destaques está a programação o Brasil por todos os cantos: A música coral brasileira do século 20, com músicas de Guarnieri, Gilberto Mendes, Osvaldo Lacerda, entre outros compositores (dia 7); a apresentação do conjunto de clarinetes da Banda Sinfônica do Exército (dia 9); e no encerramento, excepcionalmente às 11h, o Coral se une à Banda Sinfônica, sob a regência do maestro Benito Juarez.

Hospital Santa Catarina
Av. Paulista, 200
T. (011) 3016-4133
H. de segunda a sexta, às 19h30, sábado, às 17h
Até 19 de dezembro
Grátis

Orquestras sinfônicas


A Orquestra Sinfônica Municipal e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) , sob a regência do maestro Renato Misiuk, fazem uma série de apresentações dentro da sexta edição dos Concertos de Natal PanAmericano. Com a participação de sopranos, tenores, trio de jazz e percussionistas. No repertório estão músicas-tema de filmes, canções brasileiras, árias de óperas e standards americanos.

Em frente à Estação do Metrô Consolação
Av. Paulista, 2.240
H. Sextas, sempre às 12h
Até 24 de dezembro
Grátis

Festival de Natal


O tradicional Festival de Natal acontece em vários lugares da cidade. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico e Coral Paulistano, sob a regência de Mara Campos e Mário Záccaro, com solo de Edinéia de Oliveira na peça Ave Maria, de Schubert, apresentam no repertório trecho de O Messias, de Händel, e Noite feliz, de Gruber, além de outras obras natalinas. Há também apresentações só com o Coral Paulistano, regido por Mara Campos, com solo de Nelson Silva (piano) e Marcelo Penido (harpa)

Dia 7, às 20h30, no Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 3288-0136); só o Coral Paulistano
Dia 12, às 20h30, na Catedral Evangélica de São Paulo (r. Nestor Pestana, 136, tel. 3255-6111)
Dia 13, às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí)
Dia 14, às 18h, na Catedral da Sé
Dia 15, às 20h30, no Mosteiro de São Bento (Largo de São Bento); só o Coral Paulistano
Dia 17, às 20h30, na Igreja São Luiz Gonzaga (av. Paulista, 2.378); só o Coral Paulistano
Ingressos: R$ 10,00 (Teatro Sérgio Cardoso), as demais apresentações são gratuitas