cinema

 

 

por
Júlia Tavares
e Claudia Costa

 

 

destaque

teatro

música

cinema


resenhas

resenhas infantis

Nina

O filme transpõe para a São Paulo de hoje a São Petersburgo do século 19 descrita por Fiodor Dostoiévski em Crime e castigo e transforma o personagem Raskolnikov em uma menina sensível, urbana e paranóica. Nina (interpretada por Guta Stresser) aluga um quarto no apartamento de uma velha mesquinha e exploradora e vive angustiada por suas teorias e ansiedades, neuroses dos dias de hoje, como o mundo das drogas. Defendendo o direito de viver de

acordo com suas próprias vontades, ela acaba cometendo um crime hediondo. Com roteiro de Marçal Aquino e direção de Heitor Dhália. Em circuito comercial.

Como fazer um filme de amor


Uma comédia sobre comédias românticas. Assim é o primeiro filme do escritor, jornalista e cineasta José Roberto Torero. No enredo, estão os personagens típicos, a mocinha (Denise Fraga), o mocinho (Cássio Gabus Mendes), uma rival (Marisa Orth) e um vilão (André Abujamra), com narração de Paulo José que conta como fazer um filme de amor, com todos os seus clichês. O filme já participou de festivais nacionais (Belém e Pernambuco) e internacionais (Montreal e França), com sucesso de crítica e público. Em circuito comercial.

Má Educação

Com previsão de estréia para 12 de novembro, o esperado filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar traz de volta suas críticas à Igreja, mas sem maniqueísmos. Dois meninos convivem num colégio jesuíta, onde conhecem o amor e o medo. Gael García Bernal interpreta o garoto que foi assediado por um padre pedófilo e que, 20 anos mais tarde, reencontra sua paixão de infância, hoje um cineasta em crise de inspiração. Ainda no elenco estão Fele Martinez, Daniel Gimenez Cacho e Leonor Watling.