SEIS MESES APÓS O ENCONTRO EM PIRASSUNUNGA, SECRETÁRIAS ORGANIZAM EVENTO SOBRE ETIQUETA


No dia 31 de março o Anfiteatro Camargo Guarnieri mais uma vez estava lotado. Diferente do que se pode pensar, não era dia de apresentação da Osusp, nem um caloroso debate sobre reforma universitária ou uma aula magna lecionada pelo Ministro da Cultura. O público ali presente participava de mais um evento organizado pela GeSec (Comissão de Gestão Secretárias da USP), que desde o ano passado vem mobilizando essa classe de trabalhadores preparando eventos para discutir questões pertinentes à sua função na USP e aprimorar sua formação profissionais.

foto:Francisco Emolo

Alice Machado
No início de novembro de 2004, a comissão já havia organizado o primeiro encontro entre as secretárias da Universidade, que reuniu cerca de cem funcionárias e funcionários de todos os campi da USP durante um fim de semana na cidade de Pirassununga. Alice Machado, secretária da medicina veterinária, é uma das funcionárias que esteve
em Pirassununga e apóia a iniciativa da Comissão. “A integração entre as unidades foi boa, abordamos temas importantes como a redução de tempo no serviço mas achei que o tempo foi muito pouco”, analisa.
foto:Francisco Emolo

Palestrante Fábio Arruda
 


O aprimoramento profissional permeou todo o evento no Camargo Guarnieri, e para falar do assunto foi chamado o palestrante Fabio Arruda, conhecido por suas dicas de etiqueta no programa “Note e Anote”, da TV Record. Em sua palestra “Etiqueta Empresarial
– A primeira impressão é a que fica”, Fabio apresentou, com bom-humor e clareza que cativaram a platéia de secretárias, um breve histórico da etiqueta, além de expôr noções básicas de
foto:Francisco Emolo

Roseli Santos
apresentação, recepção, postura, vestuário e tratamento dessa profissional. “Conhecimento nunca é demais, e essas palestras são importantes para que a secretária possa dar o respaldo necessário para o seu chefe, diretor ou superior”, explica Roseli Santos, secretária do departamento de fisiologia do Instituto de Biociências.

A presidente da Comissão do GeSec, Lourdes Ávilla, ou somente Lourdinha, destaca a importância da sua categoria na empresa. “A ampliação do conhecimento da etiqueta é essencial para a secretária pois ela é o cartão de visita da empresa. Todos que vem ao seu chefe passam necessariamente por nós”, diz.

Além da palestra sobre comportamento e etiqueta da secretária, o evento contou também com a presença do CoralUSP, sob a regência de André Juarez, sorteio de brindes e uma mesa de debate em que o Prof. Adnei Melgis, diretor de Recursos Humanos da Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da USP, ressaltou o trabalho do GeSec. “Eu estive em Pirassununga, gostei muito do evento, e fico feliz em perceber que este é um trabalho contínuo, e não ação pontual e isolada”, elogiou. Um coquetel no saguão do Anfiteatro encerrou o evento que teve pouco mais de três horas de duração.

foto:Francisco Emolo
 
CoralUSP  

Apesar de organizado às pressas devido ao calendário dos participantes – a Comissão teve apenas 15 dias para viabilizar o evento – o balanço final foi extremamente positivo, tanto para as secretárias presentes, quanto para os organizadores. No fim das contas, mais de 230 pessoas compareceram ao evento, número que surpreendeu Lourdinha. “A gente estava achando que por causa do horário não íamos contar com as secretárias do interior, por exemplo, mas tivemos funcionárias de todos os campi da USP, o que serve para mostrar que nossa classe está interessada em se aperfeiçoar”. A Comissão inicia agora os preparativos para um segundo encontro de secretárias, em que pretende ampliar o número de dias e de participantes. É esperar para ver.