O mês de julho chega trazendo férias, frio e uma programação musical diversificada para agradar a todos os gostos. As opções contemplam música erudita, jazz, blues, MPB, ópera e uma mostra sobre o movimento punk.

A música erudita tem seu espaço no Centro Cultural Fiesp, onde nas manhãs de domingo o Sesi-SP organiza o projeto Música em Cena. A intenção é trazer novos talentos da música para um bate-papo informal com o público, em que o artista apresenta informações sobre os instrumentos, seu repertório e, claro, toca sua música. O destaque está reservado para o final do mês, quando a pianista chinesa radicada nos Estados Unidos Sylvia Ho interpretará a famosa Grande Polonaise Brillante Op. 22 , de Chopin, entre outras composições.

Os ouvidos mais refinados também não podem perder a programação de julho do projeto Ópera Comentada, oferecida gratuitamente pela Cultura Inglesa. A idéia é apresentar todos os sábados uma ópera diferente, introduzida e comentada pelo professor de Literatura e História da Ópera, Lauro Machado Coelho. Para julho haverá o Ciclo Wagner em que serão exibidas no auditório as óperas O Ouro de Reno , A Valquíria , Siegfried e Crepúsculo dos Deuses . Atendendo a pedidos, o último sábado do mês está reservado para recital Maria Callas, com apresentações marcantes desta mítica intérprete.


A qualidade musical sobe ao palco do Sesi novamente no final de julho, quando será realizada, entre os dias 25 e 31, a 3 a edição do Sesi Jazz&Blues . Além de “pratas da casa” como a banda Blues Etílicos, a cantora Elza Soares e a música eletrônica de Dino Vicente, a programação tem atrações internacionais. O dueto inglês Trevor Watts e Jamie Harris mostra seu jazz globalizado, com influências da música latina, africana e asiática, enquanto seu compatriota Vernon Reid revive seus tempos na banda Living Colour e mescla o ritmo do jazz com rock, punk e funk. Dos Estados Unidos chega o gaitista Billy Branch com a bagagem de quem já tocou com mais de 50 artistas, entre eles B.B, King, Buddy Scott e Albert King.

Deixando de lado a qualidade para destacar a atitude, o Centro Cultural Banco do Brasil abre espaço para os cabelos moicanos e as jaquetas rasgadas e organiza a Mostra Punk 30 Anos. Na programação em homenagem ao movimento que surgiu na Londres da década de 70 estão debates, shows em vídeo de bandas fundamentais do punkrock, como Dead Kennedys e Ramones, documentários e apresentações ao vivo de bandas brasileiras.

Música em Cena e Sesi Jazz&Blues
Teatro Popular do Sesi

Av. Paulista 1.313
H. 10 e 17 de julho, ao meio-dia
(Musica em Cena); de 25 a 31 de julho,
segunda a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
(Sesi Jazz&Blues)
T. (11) 3146-7405
Entrada franca


Ópera Comentada
Sala Cultura Inglesa
R. Ferreira de Araújo, 741
H. 2, 9, 16, 23 e 30 de julho, às 15h
T. (11) 3039-0553
Entrada franca

Mostra Punk 30 anos
Centro Cultural Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112
H. de 5 a 17 de julho
T. (11) 3113-3651
Entrada franca