notas
 
 


por
Cinderela Caldeira

 
Medicina busca nova pediatria


P
esquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em diversas regiões do País, mostram que na alimentação das famílias há baixo consumo de verduras, legumes, frutas e sucos naturais, além do aumento do consumo de açúcar refinado e refrigerantes.

O grande desafio de médicos pediatras neste milênio é a prevenção das doenças crônicas do adulto e do idoso, que são desenvolvidas durante a infância. A expectativa de vida nas últimas décadas é maior, com a projeção de cem anos para o início do século 22.

Segundo pesquisadores o enfoque a partir de agora é investir na prevenção de doenças desde a infância, como é caso de grande parte das doenças do coração e cérebro-vasculares conseqüência de maus hábitos alimentares.

O projeto é coordenado pela professora Magda Carneiro Sampaio, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, com o objetivo de detectar de maneira precoce e prevenir doenças crônicas da vida adulta e da terceira idade. “Os resultados dos estudos clínicos têm o objetivo de interferir nos hábitos de vida da população e dar subsídios para a formação de políticas públicas.


Esalq analisará leite de São Paulo e do sul de Minas
 

A partir de julho entrará em vigor a Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de 18/9/2002, que estabelece normas para a produção de leite. O pecuarista passará a ter uma série de mudanças que visam a melhorar a qualidade do produto, entre elas encaminhar amostras de leite pelo menos uma vez ao mês para um dos sete laboratórios credenciados.

As análises serão feitas em pontos espalhados pelo País. Com a estrutura integrada, o programa será capaz de fornecer ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) informações técnicas sobre a qualidade do leite de cada produtor.

A Clínica do Leite da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) é um deles e ficará responsável pela análise da produção leiteira de São Paulo e do sul de Minas Gerais.

Paulo Machado, professor do Departamento de Zootecnia da Esalq e coordenador da clínica, afirma que o laboratório possui todos os equipamentos necessários para realizar a Contagem Bacteriana Total (CBT), a Contagem de Células Somáticas (CCS) e análise dos componentes nutricionais do produto.

 


  
Centrinho de Bauru completa 38 anos
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Centrinho de Bauru, completou no dia 24 de junho 38 anos com uma programação voltada a pacientes, pais e funcionários.

Desde junho de 1967 o Centrinho já atendeu cerca de 65 mil pessoas com fissura labiopalatal, destacando-se pela alta complexidade e especificidade dos serviços prestados.

Segundo o professor José Alberto de Souza Freitas, superintendente do Centrinho, conhecido carinhosamente como tio Gastão, “o importante é que tudo que criamos, aperfeiçoamos, implantamos e democratizamos, tem uma única motivação: o nosso paciente” . rá feita posteriormente a fim de identificar cada embalagem depositada. Os recicláveis serão doados à Cooperativa Reciclador Solidário através de convênio firmado com a Prefeitura de Piracicaba.

 

 

 
 
 
 
O Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br