t
 
 
resenhas infantil
 
 


por
Marcos Jorge e Marcela Delphino

Lampião e Maria Bonita – O rei e a rainha do cangaço
Liliana Iacocca
Ática
64 páginas
R$ 19, 90

A história de Lampião, do menino que ajudava o pai na roça, bom sanfoneiro e chegado numa dança até o jovem humilhado, violento e transformado em lenda no sertão,leva o leitor a refletir sobre tolerância e fraternidade.
A vida desse homem e sua companheira, Maria Bonita, é contada com poesia e simplicidade, num enredo que fala da injustiça social, dos costumes, do linguajar e da dureza da vida sertaneja. Por isso, a última obra de Liliana Iacocca não é apenas literatura, mas história e geografia.


Procura-se lobo
Ana Maria Machado

Ática
40 páginas
R$ 19, 90

O livro fala de uma equipe que decide produzir um filme sobre a vida dos lobos e, assim, ajudar a tirá-los da lista dos animais em extinção.Para isso, publica um anúncio num jornal ao qual Manuel Lobo, que não é bicho, se candidata, assim como lobos de todo o mundo – o lobo mau de Chapeuzinho Vermelho, o lobo em pele de cordeiro, o lobisomem e outros retirados dos clássicos infantis. No enredo, a autora aproveita para mostrar as principais espécies de lobos e algumas de suas características.


Os gatos – Bigodes ao léu
Laerte

Editora Devir
48 páginas

Os Gatos foram publicados pela primeira vez em 1986, na tira Piratas do Tietê, do cartunista Laerte. Além da graça, elegância e mistério típicos dos felinos, a tira vai mais longe comentando com bom humor as nossas complicações urbanas e as relações humanas. Laerte começou a publicar na Universidade de São Paulo e foi um dos fundadores da revista Balão, de 1972. Trabalhou em várias entidades sindicais e foi colaborador em veículos como Veja, Isto é, Folha de S. Paulo e O Pasquim.

 

 
 
 
 
O Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br