GESEC ENCERRA AS ATIVIDADES DE UM ANO REPLETO DE ENCONTROS E COLHE ELOGIOS DOS PARTICIPANTES


foto:Cecília Bastos
Com o terceiro encontro do ano, a Gestão de Secretariado da USP, Gesec, encerra as atividades de 2005 e confirma sua proposta inicial: integrar a classe e fornecer um ambiente para discussão de assuntos interessantes à categoria. No início de dezembro, reunidas no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, as secretárias participaram
de palestras sobre motivação pessoal e comunicação, coquetel ao final do evento e muitos momentos de descontração.

A primeira palestrante, Ana Maria Moreira Monteiro, diretora executiva da empresa AM3 Telemarketing, falou sobre a importância da motivação na vida profissional. Ana foi eleita executiva do ano pela Agência Brasileira de Telemarketing e iniciou sua carreira como secretária. Muito extrovertida, ela prendeu a atenção da platéia e, por três vezes, convidou os presentes a sorrir para a pessoa sentada ao lado. “Sorrir é um ótimo exercício. Relaxa o corpo, faz bem e não custa nada, é de graça!”, afirma.

foto:Cecília Bastos

“Sorrir é um ótimo exercício. Relaxa o corpo, faz bem e não custa nada, é de graça!”

Ana Maria Moreira Monteiro

A convidada seguinte foi a autora do livro A arte de falar bem, Manoela Rodrigues. Ela tratou de orientações sobre redação de cartas, atendimento ao público e vocabulário adequado. “Fui colhendo dúvidas freqüentes sobre como escrever mensagens de cobrança, pêsames e dificuldades em outras situações comuns nos escritórios e reuni tudo na obra”, conta Manoela.

foto:Cecília Bastos
Entre os participantes do evento, foi unânime a opinião de que o Gesec funciona como um ambiente comum para as atualizações e novas aprendizagens necessárias ao secretariado. Bernadete Poli Preto, do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências, tem 25 anos de profissão e considera a necessidade de se reciclar como o principal motivo para participar do
encontro: “Se a gente escolher parar no tempo, então pode parar todo o resto”, diz. Na avaliação de Bernadete, o evento é ótimo, mas sugere que haja prioridade para realizações no campus da capital para facilitar o acesso. Ela se refere ao encontro anterior, ocorrido em Poços de Caldas, Minas Gerais.
foto:Cecília Bastos

“Se a gente escolher parar no tempo, então pode parar todo o resto”

Bernadete Poli Preto

A dupla de amigos do Departamento de Psicologia, Sônia Maria Kavasaki e Claudiel Luis dos Santos, não aponta nenhuma falha. “A gente adquire um conhecimento que já quer aplicar logo na saída da Gesec”, fala Sônia. Na visão de Claudiel, os maiores desafios para o profissional da área estão em acompanhar os processos de informatização e as novas tecnologias que se renovam com grande velocidade. Para tanto, ele acredita na busca por cursos e atividades complementares para se manter atualizado: “É muito bom ter contato com outras vivências e ouvir o conteúdo das palestras. Isso tem sido ótimo para mim e para nós, secretários”.

foto:Cecília Bastos

“A gente adquire um conhecimento que já quer aplicar logo na saída da Gesec”

Claudiel Luis dos Santos

A coordenadora geral da Gesec, Maria de Lourdes Bianchi Ávila, se mostra satisfeita e feliz com os comentários: “Podemos considerar esses elogios como um troféu, pois é a avaliação do trabalho de um ano todo”, diz Lourdinha, como é mais conhecida. Ela conta que organizar o evento é cansativo, pois tem de conciliá-lo com o trabalho da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, onde é funcionária. No entanto, não chega a ser uma tarefa difícil, já que os envolvidos mostram bastante união entre si. Atualmente, existe o Comitê de Organização, composto por oito membros, além da Equipe de Apoio, com mais vinte integrantes.

Para 2006, há planos de realizar um grande encontro do secretariado da USP e da Universidade de Campinas, Unicamp, que enviou um comitê de representantes para acompanhar a última Gesec de 2005. O número de futuros participantes é estimado em 800 pessoas. Outra proposta é a criação de cursos permanentes ao longo do ano, na área da comunicação.

foto:Cecília Bastos

“Podemos considerar esses elogios como um troféu, pois é a avaliação do trabalho de um ano todo”

Maria de Lourdes Bianchi Ávila

foto:Cecília Bastos
Até o momento, são propostas indefinidas, mas com grandes chances de adquirirem forma. Em pouco mais de um ano, a Gesec alcançou resultados visíveis e tem ampla aceitação do secretariado uspiano. Para cada palestra, são convidados especialistas para tratar de assuntos pertinentes, o auditório é bem decorado, há sorteio de brindes e os secretários ficam bastante à vontade. No
evento em Poços de Caldas, tiveram de ser abertas cem vagas extras devido a grande procura, mesmo com o custo de R$ 200,00 por participante, pago pela unidade em que trabalham na USP. A organização teve saldo positivo e o dinheiro restante foi utilizado para a construção do site www.usp.br/gesec e gastos como o coquetel de encerramento. Para completar, a organização também manifestou responsabilidade social ao estabelecer como ingresso alimentos não perecíveis, revertidos para a Creche Irmã Ilka.

foto:Cecília Bastos

Na despedida de 2005, cada secretária recebeu de lembrança alguns objetos como símbolos dos valores da profissão. O clipe é “para juntar todos os ensinamentos e experiências positivas”, conforme o recado anexo. O elástico, “para lembrar da necessidade de ser flexível”.

Gina Corado, funcionária da Coordenadoria de Espaço Físico da USP, concorda e completa: “Outra qualidade da secretária é ser educada com todos e manter bons relacionamentos”.