"Resgatar o samba raiz, a cultura do samba.” Esta é a proposta do grupo musical Prova de Carinho, do qual faz parte Luis Carlos Muzetti, técnico do Laboratório de Hidráulica do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Muzetti conta que desde criança possui interesse por música e através da televisão sofreu influência dos Beatles e dos Rolling Stones. “No começo gostava de todo tipo de música, mas depois de um certo tempo foi preciso buscar uma definição. Escolhi a música popular brasileira e o samba, com o objetivo de resgatar a cultura do samba raiz do Brasil, coisa nossa.”


"Escolhi a música popular brasileira e o samba, com o objetivo de resgatar a cultura do samba raiz do Brasil, coisa nossa.”
O grupo foi formado na década de 70 por amigos que se reuniam para a roda de samba. Atualmente congrega duas gerações de músicos e a agenda do grupo reúne apresentações em clubes, casas noturnas da cidade e da região, no Sesc de São Carlos, Araraquara e Piracicaba e em eventos da USP.  No último dia 24 de fevereiro, estiveram no palco do Sesc-São Carlos e no próximo dia 29 de junho levarão a boa música para a Praça Central da USP, dentro do projeto Música na Praça, organizado pelo Centro Cultural do campus.

Muzetti começou a trabalhar no Laboratório de Hidráulica em 1978. Desde o ginásio gostava da área técnica e fez o curso Técnico de Laboratório na Escola Técnica Paulino Botelho da cidade, mas conhecida como Industrial. O estágio foi realizado na oficina mecânica da Universidade e, devido ao bom relacionamento e às boas notas, foi contratado para trabalhar no Laboratório de Metrologia, sendo, posteriormente, aprovado em um processo seletivo para o Departamento de Hidráulica, onde atua até hoje. Por interesse pessoal e contribuição às funções exercidas, Muzetti também se formou Bacharel em Administração de Empresas.


No laboratório
No Laboratório de Hidráulica, ele apóia a atividade didática da graduação, preparando aulas práticas de laboratório do curso de Engenharia Civil, e auxilia a parte de pesquisa, ao montar equipamentos e trabalhar junto com o pesquisador. “Meu trabalho é voltado tanto para graduação
quanto para a pós-graduação e também está relacionado ao auxílio a atividades de terceiros”, como, por exemplo, a preparação de laudo técnico para empresas. “Gosto do meu trabalho por estar envolvido com os alunos da USP.”

O técnico é casado e tem dois filhos, João Vítor, de 13, e Giovana, de 12 anos. Sua mulher, Maria Célia Picharillo Muzetti, trabalhou 20 anos como bibliotecária, e, recentemente, foi aprovada em processo seletivo para a área de secretariado em outra empresa. Sempre que possível sua família o acompanha nas apresentações do grupo Prova de Carinho.

Muzetti no canto direito e a sua banda

Muzetti também idealizou projeto no qual apresentará um documentário sobre a vida de Lupicínio, Cartola e Adoniran Barbosa, seguidos de apresentação de músicas. Já aprovado pelo Sesc, estréia em março ou abril deste ano. Também trabalha no projeto de Samba de Roda, que pretende resgatar a aproximação do público aos músicos e teve uma apresentação, a pedido do Centro Acadêmico do campus, na noite do último dia 23 de fevereiro, integrando as atividades da Semana de Recepção aos Calouros.

A música começou como diversão, mas agora já é encarada mais profissionalmente. No grupo, ele toca cerca de seis instrumentos diferentes, alguns deles são timba de corte, carrilhão, vassorinha, tamborim e apito do samba.

“Hoje os integrantes do grupo não podem mais ficar sem tocar, descobrimos que é a melhor forma para aliviar o estresse. Quando se está ensaiando ou se apresentando no palco, a música é uma terapia, além de ser uma satisfação muito grande fazer aquilo que você gosta. A música acaba sendo um complemento ao seu trabalho na busca pela satisfação pessoal e profissional.