A trajetória de Sérgio de Luccas na FEA envolve desafios e realizações, entre eles a criação da bandeira da faculdade

Quando veio trabalhar na USP, em 1982, Sérgio de Luccas, que nasceu no interior de São Paulo, não imaginava que a Universidade seria o palco de importantes feitos profissionais e, também, pessoais. Ele é o autor do desenho da bandeira da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e do símbolo do Clube dos Servidores da FEA. Além disso, foi na faculdade que conheceu sua esposa.

crédito: Jorge Maruta
“Escolhi as cores e fiz oito modelos de bandeiras com listras de vários tipos.”

“No final de 1981, fiquei sabendo que havia uma vaga para desenhista técnico aqui na USP e, como morava perto da Universidade, vim fazer o teste”, relembra Luccas, que até então trabalhava com projetos de telefonia. Na FEA, ele era responsável por fazer cartazes e gráficos para os professores. “Tenho formação em desenho. Estudei no Instituto Nobel de Tecnologia, onde comecei a aprender desenhando peças mecânicas.”

Antes da proliferação dos computadores pela Universidade, os gráficos, inclusive os que compunham as teses de professores da FEA, eram feitos manualmente. “Os professores me davam as tabelas e eu montava o gráfico em papel milimetrado e, depois, passava para o papel vegetal. Era um trabalho bem manual, na prancheta”, conta Luccas, que chegava a fazer 30 gráficos por semana. Além disso, preenchia os diplomas que vinham da Reitoria para a FEA.

Tudo mudou em 1994, quando os computadores já eram realidade na faculdade. A Seção de Desenho foi extinta e Luccas foi trabalhar na Unidade de Processamento de Dados (UPD). “Os computadores eram novidade e tudo tendia para a área da informática. Além disso, meus filhos eram pequenos. Eu poderia aprender e passar isso para eles”, explica Luccas, que fez diversos cursos para atender às necessidades da nova função.


Projeto da bandeira.

De sua trajetória na USP, os trabalhos pelos quais tem mais carinho são a bandeira da FEA e o logotipo do Clube dos Servidores da faculdade, ambos de 1985. “Esses dois trabalhos foram os mais importantes, os que mais marcaram para mim”, confessa. Em junho daquele ano, foi solicitada ao desenhista a elaboração da bandeira, que deveria conter o símbolo da FEA. “Criei oito modelos, dos quais um foi escolhido após reunião do Conselho Técnico Administrativo.”

Na época, Luccas fez uma pesquisa para conhecer melhor o que representava Mercúrio, figura presente no símbolo da FEA. “Vi que Mercúrio é um personagem da mitologia greco-romana com grande potencial de inteligência e habilidade e que representa o comércio, os mercadores, os banqueiros e os números.”

crédito: Sérgio de Luccas
“Eu sinto orgulho, porque é algo que vai ficar para sempre.”

O símbolo do Clube dos Servidores deveria ter uma engrenagem em sua representação, assim como a FEA. Para compor com ela, Luccas escolheu uma pira olímpica. O Clube foi fundado em 1984, mesmo ano em que Luccas se casou com Arlete, que conheceu dois anos antes na faculdade. “Tenho dois filhos, o Daniel e a Cibele. Estou há 25 anos aqui na USP, é uma vida.”