texto: Marcela Delphino
Fotos: Francisco Emolo

gettyimages.com

O Portal do Conhecimento – Portal Saber – comemora cinco anos de uma iniciativa pioneira no Brasil: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Uma solicitação da Reitoria uniu a antiga Comissão Central de Informática e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) na elaboração do site que serviu de modelo para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) criar a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. O estudo da tecnologia necessária foi feito pelo Centro de Informática de São Carlos (CISC).

“Essa disponibilização é importante para o Brasil como um todo. Alguém no Tocantins pode acessar uma tese em texto integral defendida na USP, porque é de livre acesso e gratuito.” Adriana Cybele Ferrari

divulgação
Adriana Cybele Ferrari

 

“Como toda inovação, o projeto enfrentou resistências e dificuldades na sua operacionalização, principalmente quanto ao número inicial de documentos submetidos pelos autores no portal”, conta Adriana Cybele Ferrari, diretora técnica do SIBi. “O primeiro ano foi de pouca adesão, hoje temos quase 5 mil documentos e a tendência é crescer. Esse aumento tem sido notado a cada ano, mas o número de teses do portal ainda é pequeno se comparado ao total de defesas da Universidade.”

No desenvolvimento do primeiro conteúdo do Portal – a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – a equipe de São Carlos teve de entender como funcionaria o site e  fazer adaptações que atendessem às necessidades da USP. “Nesse processo muitos componentes do software foram refeitos e outros novos foram desenvolvidos pela equipe técnica”, conta Maria de Lourdes Rebucci Lirani, diretora técnica de Informática do CISC. “Foi desenvolvida também a interface com o sistema corporativo de pós-graduação Fênix e o banco de dados bibliográficos Dedalus”, explica.

página 1 | 2 seguinte >

   



web
www.usp.br/espacoaberto