por Circe Bonatelli e Lia Ceron

divulgação

 

 

 

 

Cecília Bastos

 

 

 

Cecília Bastos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cecília Bastos

 

 

 

 

 

 

Cecília Bastos

 

 

 


 

Altura de um prédio de 20 andares e peso de 210 toneladas. Essas são as dimensões recordes da árvore de Natal gigante instalada ao lado do Obelisco no Parque do Ibirapuera. Mesmo para as pessoas que consideram o final de ano uma época melancólica, é impossível ignorar as milhares de luzes e sons que brotam pela cidade no mês de dezembro. Então, o melhor mesmo, é aproveitar. A revista Espaço Aberto preparou um breve roteiro para curtir o Natal, na capital e no interior.

 

Parque do Ibirapuera

Além da enorme árvore com seus anjos de dois metros de altura e uma estrela de seis metros e mais de uma tonelada, o parque brinda o público com a apresentação da fonte multimídia, especialmente iluminada para o final do ano.

A parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente não economizou nas luzinhas. Além da fonte, 250 árvores à sua volta serão iluminadas. Estão programadas apresentações diárias com tema natalino entre os dias 2 a 25 de dezembro, sempre às 20h30, com duração de uma hora.

 

Museu Paulista

Também conhecido como Museu do Ipiranga, o Museu Paulista da USP entrou no ano 2000 com um brilho especial, literalmente. Desde o final de 1999, o prédio é iluminado por luzes que o fazem flutuar aos olhos de quem passeia pelo Parque da Independência.

As 504 lâmpadas ficam acesas de 17 de dezembro a 1º de janeiro, das 19h30 às 23h30.

 

Estação Música

Às sextas-férias, 15, 22 e 29 de dezembro, às 12h e às 17h, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Metrô de São Paulo presenteiam os usuários da Estação São Bento com a série de shows gratuitos “Estação Música”.

Nas apresentações, sob curadoria de Mara Campos, estão importantes grupos de música vocal, cantando de clássicos da MPB a canções de Natal. Todos os grupos interpretam as canções no formato a capela: arranjos feitos para vozes sem acompanhamento instrumental.

No dia 15, o grupo feminino Vésper Vocal, cujo mais novo é inspirado na obra de compositores paulistanos, interpreta músicas brasileiras. No dia 22, é a vez dos oito cantores do grupo Canto Ma Non Presto soltarem a voz na estação. A última sexta do ano está reservada para o grupo vocal Omnes Voces, do latim Todas as vozes. O repertório do dia 29 envolve músicas do período renascentista, barroco e também do século 20.

 

Concertos de Natal

O Mosteiro São Bento promove uma série de apresentações. No dia 18 traz o quinteto de cordas suíço Ensemble Astor – formado por Veronique Kumin e Rosnei Tuon (violinos), Elcim Ozdenir (viola), Laurent Issartel (violoncelo) e Alain Ruaux (contrabaixo) –, que tem grande atuação na Europa e é especialista na execução das obras de Astor Piazzolla, executando duas peças do compositor: La Muerte del Ángel e Tango Ballet, além de obras de Mozart, Villa-Lobos e Mariano Moraes. No dia 19, o Coral Doxa interpreta peças como Primeiro Natal, de Davyd Cludesdale, e Aleluia, de Händel; no dia 20, a Orquestra Acordes Pão de Açúcar, sob a regência de Daniel Misiuk, tem no programa composições de Corelli ( Concerto para uma Noite de Natal ), além de Tchaikovsky, Bach e Vivaldi; no dia 21 é a vez do Quarteto Romanov, e no dia 22, da Camerata Darcos, ambos interpretando obras de Haydn e Mozart.

Mosteiro São Bento
Largo de São Bento, s/n o , Centro
T. (11) 3328-8799
H. de 18 a 20 de dezembro, sempre às 12h
I ngressos: Grátis

Stabat Mater, de Dvorák

É o programa da apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coral Lírico, com a participação dos cantores líricos Laura de Souza (soprano), Denise de Freitas (mezzo-soprano), Fernando Portari (tenor) e José Gallisa (baixo). A regência é do maestro José Maria Florêncio.

Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n o , Centro
T. (11) 3222-8698
H. dias 14 de dezembro, às 20h30, 16 de
dezembro, às 16h, e 17 de dezembro, às 11h
Ingressos: de R$ 10 a R$ 15

Missa e canções natalinas

Em comemoração dos dez anos do Coral CCSP, o grupo faz a execução integral da Missa em Fá nº 2 , de Lobo de Mesquita, acompanhado pelo Sexteto de Cordas Vivace – Daniel Barbosa e Émerson Marques (violinos I), Thiago Costa (violino II), Robinson Moreira (viola), Rafael Reis (violoncelo) e Rodrigo Santos (contrabaixo). Completam o programa, as canções Noite de Paz (Gruber), Adoremos ao Senhor (tradicional latina), O Primeiro Natal (tradicional inglesa) e Glória (tradicional francesa). A regência é do maestro Marcos Câmara.

Centro Cultural São Paulo
R. Vergueiro, 1.000, Paraíso
T. (11) 3383-3402
H. dia 17 de dezembro, às 11h30
Ingressos: Grátis


Coral da USP

O Coralusp, juntamente com a Orquestra Sinfônica do Exército e solistas convidados, faz três apresentações ainda este ano. O repertório inclui Ode a Santa Cecília, de Georg Frederich Häendel, Abertura acadêmica, de Edson Beltrami e Variações para Oboé e Banda Sinfônica , de Nicolai Rimsky-Korsakov, com participação da solista Gisele Sales. A regência fica a cargo do maestro Benito Juarez, que é também um dos fundadores do coral no final da década de 60.

No dia 10 de dezembro, o Coralusp se apresenta no Auditório do Masp, às 16h. Uma semana depois, no dia 17, é a vez do Teatro Sérgio Cardoso, também às 16h. No dia seguinte, 18, a apresentação no Teatro Cultura Artística homenageia o compositor Rogério Duprat, às 21h. O coral é ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e suas apresentações são gratuitas.

Auditório do Masp
Av. Paulista, 1.578 – Metrô Trianon
Fone: 3251-5644

Teatro Sérgio Cardoso
R. Rui Barbosa, 153 – Bexiga
Fone: 3288-0136

Teatro Cultura Artística
R. Nestor Pestana, 196 –
Consolação
Fone: 3258-3616

Museu Paulista
Parque da Independência, s/nº – Ipiranga
Fone: 6165-8000

 

Campus Piracicaba

Admirar a iluminação que contorna a fachada do prédio principal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) já é programação tradicional para moradores de Piracicaba e região.

Este ano, a estrutura de luzes é renovada e o prédio passa a ser iluminado a partir da segunda quinzena de dezembro não mais na cor amarela, mas branca.

O sistema de iluminação é acionado através de um sensor com fotocélulas. Dessa forma, o espetáculo de luzes pode ser conferido a partir do escurecer.

 

Campus São Carlos

Como faz todos os anos, o campus de São Carlos monta sua árvore de Natal com 30 metros de altura e milhares de lâmpadas acesas em diversas combinações.

Na quinta, 21 de dezembro, às 8h30, será realizada uma missa que conta com a participação da comunidade do campus. A celebração será no Anfiteatro 2 da Escola de Engenharia de São Carlos. O encontro também visa à arrecadação de alimentos para comunidades carentes.

 

Campus Bauru

As comemorações natalinas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e da Prefeitura do Campus (PCAB) se dão em duas etapas. Na tarde do dia 19 de dezembro, a Festa de Natal das Crianças reúne os filhos de até 10 anos de funcionários e professores. No clube da Associação Bauruense dos Servidores da USP (Absusp) a criançada vai encontrar brinquedos e guloseimas, além do próprio Papai Noel.

No dia 20, um almoço no Clube da Hípica de Bauru marca a Festa de Natal dos funcionários e docentes da FOB e PCAB, ativos e aposentados. As festas são realizadas através da adesão de servidores e docentes que colaboram com valores proporcionais às rendas das diversas categorias funcionais, além de parcerias com instituições privadas.

O Coral Encantar da Seção de Eventos Culturais e Esportivos e o Coral Revivendo, projeto voltado à terceira idade, se apresentam no Bauru Shopping, às 19h, na quinta, 14 de dezembro.

 

   





web
www.usp.br/espacoaberto