texto: Marcela Delphino
Fotos: Francisco Emolo/ Cecília Bastos/ Reprodução

Gettyimages.com

 

 

Crédito: Franisco Emolo

Eu não faço nada direito, preciso emagrecer, ninguém gosta de mim... Cuidado! A baixa auto-estima pode dar uma rasteira nos seus planos de sucesso, inclusive na vida profissional. “Não importa se você é patrão ou funcionário, a auto-estima afeta consideravelmente a execução das tarefas e o relacionamento no trabalho. Sem ela, não há carreira bem-sucedida ou empreendimento que tenha êxito”, garante o pesquisador do Instituto de Psicologia (IP) Thiago de Almeida. A auto-estima é um fluxo, resgatá-la deve ser um processo contínuo.

“Pessoas com baixa auto-estima podem gerenciar mal suas tarefas e responsabilidades, comprometendo seus empreendimentos.” Thiago de Almeida

Francisco Emolo
“Acredito que uma palavra de conforto de alguém que trabalha com você ajuda o baixo-astral a ir embora.” Eraildo Reges Rocha Jr.
 

“Muitas vezes, uma palavra de conforto de alguém que trabalha com você ajuda bastante a elevar a auto-estima e colabora para que o baixo-astral vá embora”, acredita Eraildo Reges Rocha Jr., secretário na Escola Politécnica. “Normalmente a pessoa que está com a auto-estima rebaixada quer ficar sozinha, mas eu acho que devemos nos aproximar e tentar compartilhar o problema. Mesmo que a solução não esteja ao nosso alcance, conversar às vezes é um alívio.”

A pessoa com a auto-estima prejudicada tem uma constante sensação de incapacidade, de insegurança e sente necessidade de agradar sempre. Essa busca de aprovação alheia e a supervalorização do lado negativo das situações fazem com que ela boicote sua felicidade e todos os obstáculos pareçam maiores do que realmente são. “A nossa auto-estima é bastante afetada pela percepção que temos da realidade. Não controlamos o que pode nos acontecer, mas controlamos como lidar com aquilo que nos acontece, e isso é importante”, afirma o psicólogo.

Segundo um estudo do Centro Internacional para Saúde e Sociedade de Londres, a baixa auto-estima favorece, ainda, o aparecimento de problemas de saúde. “Pesquisas mostram que pessoas deprimidas ficam com o sistema imunológico abatido, o que pode aumentar a probabilidade de ataques cardíacos ou de morte precoce”, afirma Almeida.

 

página 1 | 2 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto