por Cinderela Caldeira



 

 

 

Universidade adquire supercomputador

A compra de um supercomputador, por iniciativa de um grupo formado por 66 pesquisadores, levou a USP a ocupar pela primeira vez o ranking TOP500. A Universidade de São Paulo é a única instituição de educação pública brasileira a fazer parte da lista, ocupando a 363ª posição. A relação TOP500 é organizada pelas universidades de Mannheim, Alemanha, e do Tennessee, EUA.

De acordo com Luiz Nunes de Oliveira, professor do Instituto de Física de São Carlos e coordenador do projeto, a verba para compra do equipamento de 650 mil dólares foi concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O supercomputador foi encomendado à IBM, nos Estados Unidos, e a previsão é de que até 15 de dezembro esteja em operação preliminar, instalado no Centro de Computação Eletrônica (CCE).

A responsabilidade do supercomputador ficará a cargo dos 66 pesquisadores, por dois anos, após esse prazo será transferido para o Laboratório de Computação Científica Avançada (LCCA), órgão ligado à Reitoria e sediado no CCE.

O equipamento tem capacidade de cálculo muito superior à que a Universidade possui atualmente. São 448 processadores interligados entre si e permitem que diversas pessoas façam uso simultaneamente. A máquina será útil em várias áreas de conhecimento: física (variação de cálculo de propriedades de sistemas eletrônicos), astronomia (estudos de buracos negros), na área de genômica, em meteorologia, na dinâmica de fluidos, e humanas, em estudos de um banco de dados da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

 

Fonte: Agência USP de Notícias

Leia também:
Saúde de controladores de tráfego aéreo em São Paulo é tema de pesquisa

   





web
www.usp.br/espacoaberto