Muita História Para Contar

 

Crédito : Museu da Caixa
A monumentalidade da fachada do Edifício Sé, com suas colunas e paredes em mármore.

Crédito : Museu da Caixa
Com mais de seis metros de altura, o vitral do Edifício Sé foi concluído após três anos de trabalho do italiano Henrique Zucca. Nele, o artista representa aspectos do progresso de São Paulo, a riqueza (gerada pelo plantio do café), o trabalho e a miscigenação de raças.

Caixa Cultural

Uma construção criada para ser monumental. Foi com essa intenção que o Edifício Sé foi projetado. Inaugurado em 29 de agosto de 1939 para sediar a Caixa Econômica Federal, o prédio reflete o espírito da arquitetura de São Paulo nos anos 30, caracterizada pela busca de uma "europeização". Em pleno Estado Novo , Getúlio Vargas queria que as edificações públicas refletissem a pujança do Brasil sob seu regime.

O Edifício Sé, que hoje abriga a Caixa Cultural em alguns de seus andares, chama atenção pelas imponentes colunas da entrada principal e pelo mármore que reveste as paredes externas do térreo. O interior do edifício não é menos espetacular. O hall em formato octogonal conduz a um salão no qual se pode apreciar um vitral do artista milanês Henrique Zucca, com mais de seis metros de altura. O teto, de forma abobadada, é uma grande clarabóia com vitrais multicoloridos. Granitos de diversos tipos, colunas em aço escovado e piso de madeira de lei completam a ornamentação.

Foi a partir de 1979, quando a sede da Caixa Econômica Federal de São Paulo passou a se localizar na Avenida Paulista, que os andares do Edifício Sé, tombado pelo patrimônio histórico, foram sendo gradualmente ocupados pela Caixa Cultural. Élcio Mendes de Paiva, gerente de marketing cultural da Caixa, revela que, para isso, “alguns ambientes sofreram adaptações, como climatização, adequação de iluminação e instalação de portas automáticas, mas sempre com o cuidado de manter as características originais”.

Hoje, além do térreo, o 1º, o 2º e o 6º andares recebem atividades culturais, como exposições, acesso gratuito à internet, espetáculos de dança, teatro e música, além do Museu da Caixa. Tudo isso somado à grandiosidade desse monumento arquitetônico tornam a visita uma experiência única.

Caixa Cultural – Edifício Sé
Endereço:
Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo
Horários: de terça a domingo, das 9h às 21h
Fone: (11) 3321-4400


< anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto