texto: Cinderela Caldeira

imagem meramente ilustrativa

 

 

 

Supercomputador instalado do CCE

O PowerPC 970, da IBM, instalado no Centro de Computação Eletrônica (CCE), faz parte da lista Top500, ocupando a colocação de número 363 entre as máquinas mais velozes do mundo. O equipamento custou US$ 650 mil pagos pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e deverá ser usado nos dois primeiros anos preferencialmente por 66 grupos de pesquisa coordenados pelo professor e ex-pró-reitor Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos.

Os primeiros pesquisadores a serem beneficiados são de várias unidades como Instituto de Ciências Biomédicas, Escola Politécnica, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Os subprojetos principais que deram início ao projeto são ligados às áreas de bioinformática, coordenado pelo professor Arthur Gruber, do ICB, astronomia, coordenado pela professora Zulema Abraham, do IAG e física, coordenado por Luiz Nunes professor da Física de São Carlos.

Tereza Cristina Carvalho, professora de redes computacionais e negócios on-line da Escola Politécnica e diretora do CCE, diz que a característica do supercomputador é a velocidade. Nos dois primeiros anos, 90% do tempo de uso está reservado para os 66 grupos de pesquisa já formados e 10% serão liberados para o restante da comunidade acadêmica.

 


 

 

 

Triatlo em São Carlos, ao alcance do pequeno cidadão

No final de março, foi lançado em São Carlos o Projeto Damha Triathlon Kids, uma parceria entre o grupo Damha Parque Eco-Esportivo e o Projeto Pequeno Cidadão da USP de São Carlos, com o objetivo de investir no desenvolvimento das crianças e como conseqüência descobrir potenciais atletas.

Antonio Carlos do Amaral, técnico da Seleção Brasiliera de Triatlo e coordenador do Damha Triathlon Kids, procurou o projeto na USP e propôs a nova parceria. Das 220 crianças participantes do Pequeno Cidadão, 21 foram selecionadas pois apresentavam condições para participar da modalidade. As atividades do grupo já começaram e acontecem às segundas e quartas-feiras nos períodos da manhã e tarde, utilizando a infra-estrutura do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP (Cefer).

O Pequeno Cidadão, coordenado pelo professor Dagoberto Dario Mori, existe há mais de dez anos, atendendo crianças de famílias de baixa renda, sempre no período inverso ao do ensino regular. Oferecendo várias atividades como esporte, reforço escolar, leitura, artes, informática e a partir de agora o triatlo.

 

 
 
 
 
 
O Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br