texto: Circe Bonatelli
fotos: reprodução/ AVOHC

arte sobre foto de Jorge Maruta

 



Ajudar. De graça e de bom humor. Esse é o perfil do trabalho realizado pela Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas, Avohc. Em 2007, a instituição sem fins lucrativos chegou aos 50 anos de atuação dentro do complexo hospitalar da USP, na região de Pinheiros, em São Paulo.

Seus números impressionam: segundo relatório de prestação de contas da própria associação, a quantidade de atendidos em 2006 foi de 4.132 pacientes. Esse número representa 100% dos requerimentos enviados pelos servidores da assistência social do HC.

Para dar conta da demanda a que se propôs, a Avohc tem 380 voluntários na equipe. “Mas para nós é muito pouco ainda”, diz Márcia Siqueira, membro da diretoria. “Queremos triplicar esse número nos próximos anos e oferecer apoio a mais pessoas”, avisa, demonstrando a mentalidade do grupo, interessado em aumentar o raio de cobertura.

A maioria dos voluntários são senhoras aposentadas, com filhos já criados. Os homens começaram a participar há apenas três anos, o que levou a Avohc a mudar o nome. Antes era Associação das Voluntárias do Hospital das Clínicas. O grupo nasceu em 1956, com a iniciativa das esposas de médicos, que resolveram auxiliar informalmente os necessitados nos corredores brancos. No ano seguinte, as colaboradoras oficializaram a equipe e montaram uma diretoria organizadora das atividades.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto