texto: Circe Bonatelli
fotos: Cecília Bastos

Crédito: Acervo CPC / USP

 


© Cecília Bastos
Apenas 20% do acervo está exposto. Ao todo, são 125 mil artigos (quadros, esculturas, móveis, documentos), desde o século 16 até meados do 19, privilegiando a história paulista e do Brasil Império.

 

 


Mesmo com apenas 20% de seu acervo exposto, o Museu Paulista da Universidade de São Paulo é um dos espaços de maior visitação no País – mais de 200 mil pessoas por ano. E agora, tem planos de crescimento: ele acaba de receber do governo do Estado uma autorização preliminar para uso do terreno que fica atrás do seu prédio. A idéia é instalar no local salas pedagógicas, cafés e banheiros para o público, acomodar melhor o serviço administrativo e, é claro, destrancar os 80% de peças históricas guardadas.

O projeto de ampliação foi desenvolvido por uma equipe do Museu Paulista (MP) há dois anos e, após avaliação, teve uma resposta positiva. “A transferência do terreno para a USP indica apoio do governo e a importância do projeto”, entende a professora Eni de Mesquita Santana, diretora da instituição.

O terreno tem 7.400 metros quadrados, quase um campo oficial de futebol. Ele está situado bem atrás do prédio histórico do museu, no Parque do Ipiranga. A autorização preliminar concedida significa que a Universidade tem preferência para sua ocupação. O passo seguinte é desenvolver um segundo projeto que evidencie a viabilidade das construções na área.

Essa etapa requer estudos prévios: prospecção arqueológica, risco de não-preservação do patrimônio histórico e uma análise ambiental para remoção e recolocação da flora do parque. A equipe para execução dessas tarefas tem ainda as professoras Beatriz Khul (FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e Maria Lúcia Bressan Pinheiro (diretora do Centro de Preservação Cultural da USP, a Casa de Dona Yayá), responsáveis pela avaliação dos impactos no museu, que é patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto