por Claudia Costa

divulgação
Performance de María Teresa Hincapié, realizada em uma vitrine no centro de Bogotá

 

 

 

 

 

divulgação

 

 

 

Design gráfico e caricaturas

São duas exposições. A primeira traz a produção do artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar, ao longo de mais de 30 anos de carreira, incluindo logomarcas, capas de livros e cartazes que se tornaram referência; é dele a identidade visual das editoras Companhia das Letras (1986), Boitempo (1994) e Conex (2003), além de capas de autores como Nelson Rodrigues, Patrícia Melo, Carlo Ginzburg, Paul Auster e Philip Roth, e ainda projetos gráficos de CDs para Caetano Veloso e Chico Buarque; Também será lançado um livro pela Editora Senac com texto crítico da jornalista e professora de História do Design Ethel Leon. A outra, “Sinais Particulares”, reúne caricaturas de Cássio Loredano e Leo Martins, publicadas diariamente no jornal O Estado de S. Paulo .

Instituto Tomie Ohtake
Av. Brig. Faria Lima, 201, Pinheiros (entrada pela r. Coropés)
T. (11) 2245-1900
H. de terça a domingo, das 11h às 20h
Ingressos: grátis
Até 1º de abril


A Fotografia no MAM

“A Fotografia na Coleção do Ivam”, Instituto Valenciano de Arte Moderna, localizado na cidade de Valência e principal instituição voltada à produção artística atual na Espanha. É de lá que vem uma seleção de 60 fotos, que percorre a história da fotografia desde seu surgimento até os dias de hoje. São imagens dos autores mais significativos, o inglês William Henry Fox-Talbot, do francês Marcel Duchamp, o americano Man Ray, o russo Alexandr Rodchenko, o mexicano Álvares Bravo e outros profissionais. A seleção reuniu parte da coleção formada por doações particulares dos próprios artistas e de comodatos da Real Academia de Bellas Artes de San Carlos, da Fundação Josep Renau, entre outras instituições.

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque do Ibirapuera, portão 3
T. (11) 5085-1300
H. de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 5,50, com meia-entrada para estudantes com carteirinha; grátis para menores de 10 anos e pessoas com mais de 65, e também aos domingos
Até 1º de abril

 

Di Cavalcanti

O grande artista brasileiro Di Cavalcanti (1897-1976), que além do público conquistou a crítica com boa parte de sua produção, ganha retrospectiva, trazendo suas famosas mulatas, musas, retratos e temas bem brasileiros. São 94 obras, entre pinturas, desenhos e gravuras, além de jóias, objetos e documentos pessoais. Acompanha a mostra uma edição bilíngüe de sua obra (Pinakotheke, 160 págs., R$ 110,00), com ensaios de intelectuais, entre eles Ferreira Gullar.

Pinakotheke São Paulo
R. Ministro Nelson Hungria, 200, Morumbi
T. (11) 3758-5202
H. de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábados, das 10h às 16h
Ingressos: Grátis
Até 16 de dezembro

 

 
 
 
 
 
O Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br