Por Daniel Fassa



Leia também:
Andando na selva de pedra
A experiência de quem, a pé ou de bicicleta, disputa espaço com as feras motorizadas
Um dia para ser repetido
Dia Mundial Sem Carro mostra que uma outra São Paulo é possível
Do fascínio ao caos
Sonho de consumo, os automóveis são os maiores responsáveis pelo tráfego pesado em São Paulo; a solução está nos coletivos








© Francisco Emolo
“O SUS gasta mais ou menos 180 milhões de dólares com doenças respiratórias, cardiovasculares, abortamento e outras coisas que acontecem devido à poluição do ar. Em São Paulo , por estarmos acima dos limites de poluição estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, mais ou menos sete pessoas a mais morrem por dia”. Paulo Saldiva.

 

 

 

 



Em grande parte proveniente dos veículos motorizados, poluição atmosférica reduz expectativa de vida em até um ano e meio

Para além das muitas horas perdidas em infindáveis congestionamentos, o tráfego intenso de veículos em São Paulo acentua sobremaneira a poluição e contribuiu para o agravamento de problemas de saúde. A concentração de poluentes atmosféricos está relacionada ao aumento de admissões hospitalares e à mortalidade por doenças respiratórias e cardiovasculares. Crianças, idosos e indivíduos doentes são as principais vítimas. No entanto, mesmo as pessoas que não se enquadram nesse perfil sofrem os efeitos da poluição.

Segundo Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica da FMUSP, pesquisas já demonstraram que os habitantes dos grandes centros urbanos geralmente apresentam uma inflamação (pulmonar e sistêmica) subclínica – imperceptível, sem sintomas –, aumento da pressão arterial, maior risco de arritmias e infarto do miocárdio. Estima-se que os níveis atuais de poluição em São Paulo reduzam a expectativa de vida em cerca de um ano e meio, devido a três motivos principais: câncer de pulmão e vias aéreas superiores; infarto agudo do miocárdio e arritmias; e bronquite crônica e asma.

São cinco os principais poluentes emitidos pelos veículos motorizados na atmosfera paulistana: monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado (MP). Alguns deles vão diretamente do cano de escape para o sistema respiratório, como o material particulado inalável (MP10), por exemplo. Outros, por sua vez, passam por reações químicas e geram outros poluentes tóxicos como o ozônio (O3).

De acordo com Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física que estuda mudanças climáticas globais e poluição atmosférica urbana, o peso do setor de transportes na poluição do ar em São Paulo varia de região para região. Assim, nos setores industriais do entorno da cidade de São Paulo, como Osasco, Diadema e São Caetano, as indústrias ainda são as principais responsáveis pela poluição. Por outro lado, na região central da cidade, as emissões veiculares predominam.

Da mesma forma, a proporção de emissões dos diversos poluentes varia entre os veículos motorizados. Por exemplo: os carros a álcool geram menos monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e mais aldeídos (HCO) do que os automóveis a gasolina. Já os veículos pesados a diesel, como ônibus e caminhões, são os maiores emissores de material particulado, mas emitem menos hidrocarbonetos que os veículos leves. Veja gráfico que demonstra a importância dos veículos na poluição atmosférica.

página 1 | 2 seguinte >

   







web
www.usp.br/espacoaberto