Por Daniel Fassa

© gettyimage

Leia também:
Do fascínio ao caos
Sonho de consumo, os automóveis são os maiores responsáveis pelo tráfego pesado em São Paulo; a solução está nos coletivos
O preço da poluição
Em grande parte proveniente dos veículos motorizados, poluição atmosférica reduz expectativa de vida em até um ano e meio
Andando na selva de pedra
A experiência de quem, a pé ou de bicicleta, disputa espaço com as feras motorizadas


© Cecília Bastos

Ilustração que será utilizada na campanha publicitária do Dia Mundial Sem Carro.


© Cecília Bastos
“É inacreditável que nós possamos adiar a redução da poluição do nosso combustível. Para vocês terem uma idéia, 4 mil pessoas aqui em São Paulo morrem anualmente, por causa da qualidade do nosso combustível. São 20 Airbus da TAM por ano.” Oded Grajew, presidente da ONG Nossa São Paulo – Outra Cidade, na cerimônia de lançamento de Dia Mundial Sem Carro.



Dia Mundial Sem Carro mostra que uma outra São Paulo é possível

Para muita gente, respirar fumaça e perder horas no trânsito são motivos mais do que suficientes para se abandonar uma cidade. Os paulistanos sofrem com esses e outros problemas diariamente e, ainda assim, continuam apaixonados por sua cidade. O resultado desse amor inconseqüente é uma grande vontade de mudar que começa a aparecer em diversos setores da sociedade civil e movimentos sociais. É nesse sentido que a ONG (Organização Não-Governamental) Nossa São Paulo – Outra Cidade está organizando em São Paulo o Dia Mundial Sem Carro.

A primeira experiência de um dia sem carro foi realizada em 22 de setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas. Rapidamente, o movimento se estendeu por toda a União Européia. Desde então, a cada ano, nesse mesmo dia, se comemora o Dia Mundial do Pedestre e o Dia Mundial Sem Carro. No Brasil, o movimento começou em 2001 e, em 2004, contou com a participação de 63 municípios, entre os quais Campinas, Guarulhos, Londrina, Natal, Santos, Vitória, Belém, Campo Grande, Belo Horizonte, Aracaju, Joinville, Porto Alegre, São Luiz, Niterói, Salvador e Teresina.

O principal objetivo do evento é levar toda a população a refletir sobre os problemas causados por um modelo de mobilidade baseado no automóvel e propor o uso racional e solidário dos carros, bem como alternativas de locomoção, com o uso do transporte coletivo e da bicicleta, por exemplo. Neste ano, o Dia Mundial Sem Carro ocorre pela primeira vez na capital paulista, com o apoio da Prefeitura e das secretarias do Transporte, dos Esportes e do Meio-Ambiente. Simultaneamente, ocorre a Virada Esportiva, com 24 horas ininterruptas de atividades esportivas por toda a cidade.

Em agosto, ocorreu a cerimônia de lançamento do Dia Mundial Sem Carro. Estiveram presentes o presidente da ONG Nossa São Paulo – Outra Cidade, Oded Grajew, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, o secretário de Esportes Walter Feldman, e o prefeito Gilberto Kassab, entre outras autoridades. Na ocasião, dados sobre a cidade foram apresentados e a programação do dia 22 foi divulgada.

Em pronunciamento durante o evento, Oded Grajew afirmou: “Somos um movimento cívico, de interesse público e apartidário que tem como missão comprometer a sociedade e os sucessivos governos com uma São Paulo sustentável e justa. Queremos produzir aqui um exemplo para o Brasil. Mudar a relação sociedade/governos, com planos, metas, acompanhamento, transparência, e mudança na qualidade da administração pública”.

página 1 | 2 seguinte >

   







web
www.usp.br/espacoaberto