texto: Cinderela Caldeira

imagem meramente ilustrativa

Notas:
Revista da Esalq está entre as mais influentes do Brasil


“Cárie não é doença”


 

 

HC inaugura laboratório de avaliação e condicionamento físico

O serviço de Reumatologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) inaugurou o Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (Lacre) cujo objetivo é minimizar o impacto das lesões osteoarticulares e das co-morbidades, nas diferentes fases das doenças.

O Lacre funcionará como um centro de investigações para os médicos, que avaliarão até onde os exercícios físicos interferem na evolução de doenças auto-imunes. O serviço de Reumatologia do HC atende por ano 15 mil pessoas, com as mais diversas patologias.

Estudos preliminares realizados pelo serviço de Reumatologia mostraram a eficácia no tratamento. Um grupo de pacientes com esclerodermia, uma doença auto-imune, realizou atividades físicas em uma academia particular por um período de dois meses. Os resultados indicaram uma melhora da condição física sem qualquer efeito colateral e motivaram a criação do Lacre.

Fernanda Rodrigues Lima, reumatologista, médica do esporte e responsável pelo laboratório, diz que a manutenção de um programa de exercícios físicos regulares, em paralelo ao tratamento ambulatorial, deverá promover melhorias no estado geral do paciente, aliviando a dor, a fadiga e até mesmo o estado depressivo do paciente. As doenças reumatológicas crônicas comprometem as articulações, diminuem a força muscular, provocam alterações na postura e na locomoção dos portadores.

O laboratório conta com estações de musculação, pesos livres, esteiras, materiais de alongamento e outros equipamentos e possuiu capacidade para atender até 20 pacientes, num mesmo horário. Os exercícios deverão acontecer duas vezes por semana, num período de uma hora e meia. As atividades do laboratório são inéditas na rede pública do País e os resultados poderão padronizar o tratamento, com a prescrição de exercícios essenciais para garantir qualidade de vida e desempenho no dia-a-dia dos portadores de doenças auto-imunes.


   





web
www.usp.br/espacoaberto