Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Comportamento
por Daniel Fassa

 

Veja também:
Retrato de uma tragédia diária
Embriaguez está entre as principais causas de acidentes de trânsito. Hábito de beber e dirigir deve chegar ao fim


"O trabalho da Polícia, se for isolado e não for mostrado, não surte um grande efeito. Então, o que temos que ter na mídia é informação à sociedade daquilo que está sendo feito." Waldiwilson dos Santos Pinto, corregedor regional da Polícia Rodoviária Federal

 


Para o corregedor regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Waldiwilson dos Santos Pinto, medidas como essa são muito importantes, mas perdem força se não forem acompanhadas de uma conscientização maciça da população através da mídia e do sistema educacional. "O trabalho da Polícia, sendo isolado e não mostrado, não vai surtir um grande efeito. Então, o que temos que ter na mídia é a informação à sociedade daquilo que está sendo feito", assegura o corregedor.

Por isso, a PRF trabalha com educação no trânsito para todas as faixas etárias, ministrando palestras em escolas e empresas, a fim de mostrar a gravidade de um acidente de trânsito. "Está inserido no Código de Trânsito Brasileiro que, desde a pré-escola até a universidade, haja formação sobre o trânsito. Isso ainda não foi adotado, mas recomenda-se que seja feito. Fazendo essas palestras, nós tentamos fazer a prevenção, a parte educacional", completa Pinto.

A opinião pública nacional parece convergir na condenação do hábito de beber e dirigir. De acordo com o I Levantamento Nacional Sobre os Padrões de Consumo do Álcool, 93% dos brasileiros entrevistados acham que os motoristas alcoolizados têm que pagar multas, 81% que eles deveriam ter a Carteira de Habilitação suspensa e 63% apóiam a condenação à prisão nesses casos. Somente com uma mudança de comportamento, medidas extremas como essas poderão se tornar menos necessárias.

Quer saber tudo sobre as conseqüências da combinação álcool e direção? Clique aqui e assista ao vídeo informativo do Centro de Informações sobre o Álcool, com o ator Lázaro Ramos.

< anterior página 1 | 2

   
ComentarImprimir



web
www.usp.br/espacoaberto