Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Conheça USP
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos

 

Veja também:
Galeria de fotos

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Renata Zucherelli

Foto crédito: Cecília Bastos
Rosana Manholler e Berlamino Nei Pereira

Foto crédito: Cecília Bastos
Luci Fabio Sanches e Maria da Penha Alves Pessoa


A lição aprendida por Renata Zucherelli, secretária da diretoria da Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos de Pirassununga, foi diferente. “Eu sempre bancava a ‘super-homem’ na minha profissão. Vivia para apagar todos os incêndios”, lembra. Contudo, agora, ela reconheceu que tem limites e que não pode fazer tudo. A promessa para os dias pós-Gesec é diminuir o ritmo da preocupação com o trabalho e cuidar mais da família.

Para outros secretários, o principal resultado do Gesec será a melhor gestão do tempo. “Precisamos aprender a administrar não apenas o nosso tempo, mas também o das pessoas a quem servimos”, ressalta Rosana Manholler, do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP de São Carlos. Apesar disso, Berlamino Nei Pereira, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia do campus São Paulo, admite que a má organização do tempo é um obstáculo constante na rotina do secretário. “Às vezes, não escalonamos bem o nosso dia e acabamos deixando para depois atividades prioritárias”, percebe.

Presente em todos os Gesecs, Luci Fabio Sanches, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, avalia que esta edição foi mais certeira. “Mexeu muito com a gente”, afirma. Contudo, para ela, aplicar isso no dia-a-dia é outra história. “A teoria é fácil, mas a prática é difícil”, pondera com ceticismo. Já a caloura no evento, Maria da Penha Alves Pessoa, da Coordenadoria de Assistência Social do campus capital, está mais confiante. “Quero passar tudo que aprendi para os meus colegas do trabalho”, planeja.

A coordenadora-geral Maria de Lourdes acredita que o Gesec tem gerado bons resultados para o cotidiano dos secretários da USP. “A cada ano eles vêm se conscientizando sobre a importância deste serviço na Universidade”, opina. Ela conta que, graças aos conceitos ministrados nos encontros, muitos retornaram aos estudos, outros admitem ser mais valorizados pelos chefes. Para o próximo ano, ainda não há um tema definido. “Eles ficaram tão encantados com este evento, que será difícil arrumar uma proposta que agrade a todos novamente”, confidencia.

< anterior página 1 | 2

   
ComentarImprimir



web
www.usp.br/espacoaberto