Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos


Veja também:
Da teoria à prática
Programa USPRecicla estimula criação de projetos de desenvolvimento sustentável
Para uma cidade mais limpa, falta a conscientização
Gastos com coleta seletiva no Município de São Paulo chegaram a R$ 7 milhões só neste ano. A eficácia depende do apoio da população

 


Novo cesto do USP Recicla destinado à coleta de vidros, plásticos e metais


Parceria entre Universidade, Prefeitura paulista e Banco Real garante ampliação da coleta seletiva no campus da capital

Em outubro, 12 unidades do campus da capital ganharam um novo adereço: os coletores de materiais recicláveis do Programa USPRecicla. Produzidos na cor laranja, os cestos são destinados à coleta de vidros, plásticos e metais. A meta é reciclar cerca de 50% dos resíduos produzidos.

A iniciativa vem casada com a assinatura de dois convênios que visam à ampliação da coleta seletiva na Universidade. O primeiro, entre USP e Prefeitura Municipal de São Paulo, outorga ao Município a responsabilidade de recolher os materiais recicláveis produzidos na Cidade Universitária. A outra parceria, firmada com o Banco Real, determina a instalação de coletores de pilhas e baterias portáteis.

Embora as parcerias representem um importante avanço na relação da USP com o meio ambiente, o educador ambiental do Programa USPRecicla, Paulo Diaz Rocha, acredita que a ampliação da coleta seletiva no campus ainda não é o suficiente. "Antes de pensar em reciclar, precisamos reduzir o consumo e aprender a reutilizar", explica. Para ele, a Universidade tem falhado nestes quesitos. Rocha aponta que em algumas unidades os gastos com a compra de copos descartáveis chegam a R$ 2 mil por mês.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
ComentarImprimir



web
www.usp.br/espacoaberto