Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos

 

Veja também:
Para servir de exemplo
Parceria entre Universidade, Prefeitura paulista e Banco Real garante ampliação da coleta seletiva no campus da capital
Da teoria à prática
Programa USPRecicla estimula criação de projetos de desenvolvimento sustentável

 

 


Capa do folheto destinado a crianças do Programa Menos Lixo, Mais Vida. Projeto é financiado pela cidade de Osaka, no Japão

 


Mas o principal passo, segundo os coordenadores, é frear o consumismo. "No passado, a idéia era comprar objetos que durassem por muito tempo. Hoje, ao contrário, vivemos na era do descartável", comenta Santos Filho. De acordo com ele, antes de partir para a reciclagem, é preciso driblar os sedutores apelos do capitalismo e cumprir a chamada política dos 3Rs: primeiro reduzir e reutilizar, para então reciclar.

"Se seguirmos esta regra à risca, os aterros terão mais vida útil, menos jazidas de minério serão exploradas e menos árvores serão cortadas", enumera Chagas. Para Santos Filho, cabe a todos a responsabilidade de multiplicar a noção de respeito ao meio ambiente. "Frases de efeito são ótimas para discurso, mas no cotidiano é preciso colocar isso em ação", alfineta.

Menos lixo, mais vida

O programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de São Paulo, atualmente, coordena 15 centrais de triagem de materiais reciclados. Toda a infra-estrutura destas cooperativas é financiada com recursos do Município. Contudo, graças ao contrato assinado em meados de outubro passado, em cinco anos, essas centrais conquistarão sua autonomia financeira. "Iniciamos agora uma fase de transição para que as cooperativas trilhem o caminho da autogestão", declara Chagas. Para o próximo ano, o coordenador prevê a criação de mais 17 centrais de triagem.

Outra iniciativa da Prefeitura para a questão dos resíduos urbanos é o Programa Menos Lixo, Mais vida. Implantado através da parceria entre a cidade de Osaka, no Japão, e o Limpurb, o projeto visa a conscientizar a população sobre a política dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. "A idéia é treinar professores de escolas municipais para o desenvolvimento de planos de educação ambiental", explica Santos Filho. Até agora, o programa piloto foi implantado em 36 escolas nos bairros de Capela do Socorro e M'boi Mirim.

<anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
ComentarImprimir



web
www.usp.br/espacoaberto