Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos

 

Veja também:
Da teoria à prática
Programa USPRecicla estimula criação de projetos de desenvolvimento sustentável
Para uma cidade mais limpa, falta a conscientização
Gastos com coleta seletiva no Município de São Paulo chegaram a R$ 7 milhões só neste ano. A eficácia depende do apoio da população

 

Foto crédito: Francisco Emolo
Contêineres para a separação de plástico, metal e vidro recicláveis foram instalados em dez pontos da Cidade Universitária


A Antiga Reitoria, Cepeusp, Coseas, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Reitoria, Faculdade de Educação, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Instituto Oceanográfico, Instituto de Química e CCE já receberam os depósitos. Outros sete contêineres móveis (cicléas), destinados para o armazenamento de reciclados em geral, estão nas proximidades das Portarias 1 e 2, Hospital Universitário, Praça Esporte Para Todos, Coseas, Praça dos Bancos e Cepeusp.

Os coletores do Programa Papa-Pilhas foram instalados no CCE, Coseas, Antiga Reitoria, Instituto Oceanográfico, HU e Escola de Aplicação. O material recolhido será encaminhado para a Suzaquim, única empresa licenciada no Brasil para a reciclagem de pilhas.

Mais de 5 milhões de pilhas foram descartadas no Brasil nos últimos cinco anos. Deste montante, apenas 1 milhão foi devidamente reciclada. O consultor socioambiental do Banco Real, Vitor Hugo Kamp Horst, aponta que os metais pesados presentes nas pilhas podem contaminar o lençol freático e por extensão os alimentos e animais. "Ao ingerir esses alimentos, os humanos sofrem problemas nos rins, pulmões e fígado", explica.

O consultor revela que o material produzido durante o processo de reciclagem das pilhas é aproveitado, principalmente, por empresas siderúrgicas e na produção de pigmento de tintas e cerâmicas.

<anterior página 1 | 2 | 3

   
ComentarImprimir



web
www.usp.br/espacoaberto