Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Esportes Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Perfil
por Daniel Fassa
Fotos por Francisco Emolo

 

 

 


A família Gutz reunida na Alemanha, em 1986, durante o pós-doutorado de Ivano.

 

 


No início da década 90, Gutz desenvolveu um software chamado CurTiPot que simula experimentos químicos de laboratório. "Os livros são estáticos e é interessante a pessoa poder simular o que está acontecendo quando você reage ácidos com bases, que é uma coisa que a gente já começa a aprender no ensino médio", ressalta. Com o advento do sistema operacional Windows, o professor aperfeiçoou o programa e o traduziu para o inglês. Distribuído gratuitamente pela internet, hoje ele é utilizado por estudantes e profissionais de diversas partes do mundo.

"O dia é curto. Os dias são muito curtos. A gente gostaria que os dias fossem mais longos", afirma Gutz, com propriedade. Para além das atividades de ensino, orientação e pesquisa, ele ainda ocupa a chefia do Departamento de Química Fundamental pela segunda gestão consecutiva. Resultado: média de 12 horas por dia de trabalho. Mas o professor ainda arruma tempo para caminhar com a esposa pela manhã, folhear o jornal no intervalo do almoço e ouvir música clássica à noite, enquanto coloca os e-mails em dia ou corrige alguns artigos. Em sua sala, caixas de som e alguns bons CDs não poderiam faltar.

"Tenho um colega no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Esalq/USP) que diz que, se necessário fosse, ele pagaria para poder continuar trabalhando. Penso da mesma forma. Esse contato diário com coisas novas, com os alunos, a troca de idéias com colegas e até mesmo um pouco de administração e burocracia eu faço com satisfação", finaliza o professor.

<anterior página 1 | 2 | 3 | 4

   
ComentarImprimir



web
www.usp.br/espacoaberto