por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos

arte sobre foto de Jorge Maruta

Veja também:
Galeria de fotos

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Maria de Lourdes Bianchi Ávila, coordenadora-geral do Gesec

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Léo Chahad André

 


Secretários aprendem noções de gestão do tempo durante 4ª edição do Gesec

Em todos os setores da USP, lá estão os secretários. Dão informações, agendam atividades, despacham processos, atendem ao telefone. A extensa lista de tarefas requer um afiado senso de organização. Pensando nisso, de 21 a 24 de outubro, cerca de 430 secretários da USP se reuniram em Poços de Caldas durante a 4ª edição do Gesec – Gestão e Secretariado para aprender sobre o tema “Administração do tempo com qualidade de vida”.

Foram quatro dias recheados de palestras motivacionais e dicas para o bem-estar social e pessoal. Especialistas como o consultor em desenvolvimento humano e escritor, Eduardo Shinyashiki, o perito em produtividade, Christian Barbosa, e o parapsicólogo Geninho Góes (conhecido como o “cupido brasileiro”) marcaram presença no evento e instigaram o público a pensar sobre sua condição existencial.

“Focamos nisso para tentar melhorar a qualidade dos serviços prestados na Universidade” explica Maria de Lourdes Bianchi Ávila, coordenadora-geral do encontro e secretária da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. “Se você estiver bem consigo mesmo, vai ser mais produtivo”, filosofa.

Léo Chahad André, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, partilha da mesma opinião que a coordenadora. Para ele, aquilo que aprendeu nas palestras será muito útil para a transformação de alguns hábitos. “A partir do momento que você lida melhor com seus problemas pessoais, você passa a trabalhar de uma maneira mais satisfatória”, acredita.


 

Foto crédito: Cecília Bastos
Renata Zucherelli

Foto crédito: Cecília Bastos
Rosana Manholler e Berlamino Nei Pereira

Foto crédito: Cecília Bastos
Luci Fabio Sanches e Maria da Penha Alves Pessoa


A lição aprendida por Renata Zucherelli, secretária da diretoria da Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos de Pirassununga, foi diferente. “Eu sempre bancava a ‘super-homem’ na minha profissão. Vivia para apagar todos os incêndios”, lembra. Contudo, agora, ela reconheceu que tem limites e que não pode fazer tudo. A promessa para os dias pós-Gesec é diminuir o ritmo da preocupação com o trabalho e cuidar mais da família.

Para outros secretários, o principal resultado do Gesec será a melhor gestão do tempo. “Precisamos aprender a administrar não apenas o nosso tempo, mas também o das pessoas a quem servimos”, ressalta Rosana Manholler, do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP de São Carlos. Apesar disso, Berlamino Nei Pereira, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia do campus São Paulo, admite que a má organização do tempo é um obstáculo constante na rotina do secretário. “Às vezes, não escalonamos bem o nosso dia e acabamos deixando para depois atividades prioritárias”, percebe.

Presente em todos os Gesecs, Luci Fabio Sanches, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, avalia que esta edição foi mais certeira. “Mexeu muito com a gente”, afirma. Contudo, para ela, aplicar isso no dia-a-dia é outra história. “A teoria é fácil, mas a prática é difícil”, pondera com ceticismo. Já a caloura no evento, Maria da Penha Alves Pessoa, da Coordenadoria de Assistência Social do campus capital, está mais confiante. “Quero passar tudo que aprendi para os meus colegas do trabalho”, planeja.

A coordenadora-geral Maria de Lourdes acredita que o Gesec tem gerado bons resultados para o cotidiano dos secretários da USP. “A cada ano eles vêm se conscientizando sobre a importância deste serviço na Universidade”, opina. Ela conta que, graças aos conceitos ministrados nos encontros, muitos retornaram aos estudos, outros admitem ser mais valorizados pelos chefes. Para o próximo ano, ainda não há um tema definido. “Eles ficaram tão encantados com este evento, que será difícil arrumar uma proposta que agrade a todos novamente”, confidencia.

 

 


 
 
 
 
A Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br