por Cinderela Caldeira


Veja também:
Consumo consciente de água no campus reduz desperdício
Universidade economiza cerca de R$ 1 milhão, controlando o desperdício de água

 


São Paulo vai testar vacina contra dengue em 2008
A vacina será eficaz contra os quatro vírus de dengue existentes

O Instituto Butantan iniciará no ano que vem os testes em humanos da vacina contra a dengue. O projeto será financiado através de uma parceria entre o governo estadual paulista, o Ministério da Saúde e a Fundação Path, do empresário americano Bill Gates. Neste mês, o instituto deve enviar um relatório às entidades envolvidas para a definição da participação de cada um na construção e compra de equipamentos necessários para a nova fábrica.

Em reunião realizada no final de outubro, com pesquisadores do National Institute of Healt – EUA (NIH), o Butantan apresentou os resultados dos ensaios da fase pré-clínica da vacina. O estudo demonstrou que, em macacos, o produto apresenta uma eficiência de 100%. O instituto paulista está adiantado no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue, porque a tecnologia envolvida na produção é similar à aplicada nas vacinas da raiva e rotavírus, já produzidas pelo Butantan.

Participarão do trabalho o Instituto da Criança da Faculdade de Medicina, o Hospital Universitário, a Faculdade de Medicina da Santa Casa e o Instituto Adolfo Lutz, responsável pelos ensaios laboratoriais. A vacina a ser produzida será tetravalente, capaz de imunizar contra os quatro tipos de vírus da dengue existentes.

A nova vacina deverá passar por três ensaios clínicos. O primeiro, para avaliar se causa efeitos colaterais. No segundo, será produzida uma pequena quantidade de vacinas para calibrar a dosagem e no terceiro ensaio, haverá uma experiência com um número maior de voluntários, primeiro em São Paulo e depois em locais onde haja grande incidência da doença.

 

 

 

 
 
 
 
 
A Espaço Aberto é uma publicação mensal da Universidade de São Paulo produzida pela CCS - Coordenadoria de Comunicação Social.
Todos os direitos reservados®
e.mail: espaber@edu.usp.br