Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo


Veja também:
Para quem vai o direito à vida?
Saiba quais os critérios que determinam o andamento da fila de transplantes

 

 

Foto crédito: Cecília Bastos
Sérgio Ricardo Giraldi, funcionário aposentado da USP, esperou quatro anos por um rim. Segundo ele, a falta de informações sobre os critérios para o andamento da fila gerou desconfiança sobre a credibilidade e honestidade do sistema


Sistema Webtransplante propicia transparência no andamento da fila de espera por um órgão

Como a maioria dos mortais, o guarda universitário aposentado Sérgio Ricardo Giraldi sempre acreditou ter um mínimo de controle sobre sua vida. Contudo, em 1996, da noite para o dia, sua existência deu um giro completo. Os rins, silenciosamente, pararam de funcionar. E, ele migrou do cotidiano aparentemente saudável para a longa fila de espera por um transplante.

Ansiosa para descobrir o destino do marido, Cristina Giraldi, funcionária da Edusp, semanalmente conferia a posição de Sérgio na lista, disponibilizada na internet. O andamento do processo, às vezes, era animador. Outras, não. “Em uma semana ele estava, por exemplo, no número 98. Na seguinte, ele havia voltado para o centésimo lugar”, conta Cristina. “Cheguei até a suspeitar que alguém mais rico teve prioridade”, confessa Sérgio.

Para acabar com essas incertezas, em 2005 a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto decidiu aprimorar o sistema de inscrição. A nova ferramenta, batizada de webtransplante, descentralizou o processo de cadastro e atualização dos dados. Antes, todos estes dados tinham que ser encaminhados para a Central de Transplantes do Estado e ali o paciente era cadastrado. Agora, as inscrições são feitas pelos próprios membros das equipes de transplante.

página 1 | 2 seguinte >

   
Imprimir



web
www.usp.br/espacoaberto